Rain25° / 25° C

Equipamento

Skatistas estranham pista nova do Parque Santana

Publicado em: 07/01/2020 08:30

Pista ainda não foi inaugurada, mas canteiro instalado no equipamento intriga skatistas (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Pista ainda não foi inaugurada, mas canteiro instalado no equipamento intriga skatistas (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
A nova pista de skate do Parque Santana, na Zona Norte do Recife, ainda não foi entregue oficialmente à população, mas quem frequenta estranha o formato da obra. A crítica principal é a um canteiro montado dentro do equipamento, que atrapalha a fluidez das manobras. Ainda, algumas partes do piso estão começando a ter buracos, o que aumenta o risco de acidentes. 

Para o funcionário público Oscar Lira, de 54 anos, o projeto poderia ter sido melhor. “A pista é bem-vinda, mas a transição (de manobras) na parte interna ficou muito apertada. Fica parecendo um videogame”, aponta, dando como exemplo a parede reta do canteiro montado na estrutura: “esquisita”. 

Outro ponto que chama a atenção dos frequentadores é que parte do equipamento está sem cantoneira (chapa metálica que fica na borda dos obstáculos, que facilita as manobras). O piso, recém instalado, também está começando a apresentar pequenos buracos.

“Se a roda do skate passa por um deles, ela trava. E isso pode gerar um acidente”, aponta o consultor jurídico Fernando Almeida, 40. “Aí você pode quebrar um braço, uma perna, um dedo. A pista é boa de andar, teve acabamento, tem muita transição, mas acho que foi mal acabada. Esse canteiro também, poderiam ter instalado outras rampas ou um bowl”, opina. 
"A pista é boa de andar, mas acho que foi mal acabada", opina o consultor jurídico Fernando Almeida. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
"A pista é boa de andar, mas acho que foi mal acabada", opina o consultor jurídico Fernando Almeida. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)

A obra
A requalificação da pista do Parque Santana começou em maio de 2018, fruto de um convênio entre o extinto Ministério do Esporte e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur). O Governo Federal ficou responsável por repassar R$ 565.728,34 e a pasta pernambucana com a execução do serviço.

A Setur explica que a obra atrasou por causa de “uma antiga estrutura de concreto que, ao contrário do que foi previsto originalmente, não pode ser aproveitada” e que “foi necessário fazer um replanejamento para contemplar a demolição da antiga estrutura e a implantação do novo concreto”. A pista já está concluída e “deverá ser entregue muito em breve à população”.

Quanto às observações dos skatistas, a secretaria diz, em nota, que “não recebeu nenhum questionamento recente sobre o projeto do Skate Park. Uma equipe do departamento de Engenharia do órgão fez visita técnica ao local na segunda-feira (6)”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua