Diario de Pernambuco
Busca

ÓLEO

Prefeitura de Igarassu monitora praias e manguezal com ajuda de helicóptero

Publicado em: 22/10/2019 14:13 | Atualizado em: 22/10/2019 14:31

Mangue seco é uma das localidades monitoradas. Foto: Blenda Souto Maior/DP.
A Prefeitura de Igarassu está monitorando as áreas de praia e manguezal do município para acompanhar o possível aparecimento de resíduos fósseis nas águas. Nessa segunda-feira (21), representantes da Secretaria de Meio Ambiente fizeram um sobrevoo pela região das praias da Ilhota Coroa do Avião, do Capitão/Mangue Seco, além do manguezal.

O acompanhamento está sendo feito por integrantes do Comitê de Controle e Mitigação de Desastres Ambientais, instalado por meio de decreto municipal. De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Igarassu, Geovana Passos, não foram visualizadas manchas dos resíduos. "Não foram identificados pontos de mancha de óleo nas faixas de praia de abrangência de Igarassu", disse.

Na manhã desta terça (22), uma nova vistoria e monitoramento de área aconteceram no litoral de Igarassu e nenhuma mancha de óleo foi encontrada. Mesmo sem sinais da presença dos resíduos, o comitê permanecerá em alerta para prevenir qualquer tipo de desastre ambiental.

Igarassu tem cerca de 3,5 mil pescadores atuando economicamente na cidade, sendo sete marisqueiros a cada 10 pescadores. "Além de evitar o prejuízo ao meio ambiente e turismo na cidade, o comitê tenta preservar a fonte de renda de trabalhadores ligados as atividades de pesca", destacou a prefeitura.

Voluntários do Mangue estão atuando com apoio de barcos no monitoramento junto às praias, e um telefone celular - (81) 99125.4822 - está funcionando 24 horas para receber possíveis denúncias de aparecimento do óleo no litoral ou mangue de Igarassu.    

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL