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Vandalismo

Concreto no lugar de alumínio no piso das estações de BRT

Publicado em: 16/10/2019 09:44 | Atualizado em: 16/10/2019 09:59

A Estação de BRT Istmo, na Avenida Cais do Apolo, foi a primeira a receber o piso de concreto no lugar do alumínio. Crédito: Tânia Passos /DP

A Estação de BRT Istmo, na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife, foi a primeira a ter o piso modificado devido ao vandalismo e furto de materiais. No lugar do piso em alumínio, a estação passou a ter um pavimento em concreto. Do início do ano até o mês de agosto, houve a reposição de 150 placas de alumínio que foram furtadas nesse período. A cobertura da estação também foi modificada devido aos danos causados por caminhões com altura superior ao teto da cobertura. A reforma da unidade durou 30 dias e custou R$ 240 mil. Outras três estações também vão passar por requalificação também em razão do vandalismo: BR-101, Tacaruna e Guararapes. 
 
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano está investindo R$ 900 mil na recuperação das quatro unidades na Região Metropolitana. As intervenções incluem a troca do piso das estações, mudança no estilo da coberta, reposição de corrimão, pintura, sinalização, reposição e troca de cerâmica, além de serviços na rede elétrica.
A Estação Ismo também teve a cobertura reduzida para não ser danificada pelos caminhões com altura superior ao teto Crédito: Tânia Passos/DP
  
A Estação de BRT BR-101, localizada ao lado do TI CDU, é a segunda a receber as obras. O investimento será de R$ 260 mil e a previsão de conclusão é de 30 dias a contar do início das obras no último dia 9 de outubro. Também estão previstas melhorias nas estações Tacaruna e Guararapes.
 
Além da recuperação das unidades que foram danificadas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) estuda mudanças na concepção do projeto das Estações de BRT para as futuras unidades. Pelo menos nove estações ainda serão construídas, a maior parte no corredor Leste/Oeste, que incluem as paradas de Camaragibe e da Avenida Conde da Boa Vista. 
 
De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Bruto, os erros de projeto já identificados serão modificados nas futuras estações. Por enquanto, as mudanças estão sendo feitas no piso e na cobertura. Ainda não houve alteração em relação aos vidros, que têm o custo mais elevado na manutenção das Estações de BRT. Dados levantados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano apontam que de janeiro a agosto deste ano já foram substituídas 250 placas de vidro das estações vandalizadas.
Estação de BRT Ararapina, na Avenida Cruz Cabugá, teve duas placas do piso de alumínio roubadas. Crédito: Tânia Passos/DP
  
A manutenção de cada estação é de cerca de R$ 15 mil por mês. Desde o início do ano foram feitos oito consertos de cortinas de ar, reposição de 40 extintores e recuperação de 18 monitores. Também foram trocadas 100 defensas - as barras de proteção que ficam na entrada das estações. 
 
CORREDORES
O Via Livre Norte/Sul permite a ligação dos municípios de Igarassu, Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, Paulista e Olinda ao Centro do Recife. Atualmente com oito linhas e 26 estações, o corredor atende 66 mil usuários nos dias úteis. A expectativa é que opere com 28 estações. Já o Via Livre Leste/Oeste possibilita que passageiros de Camaragibe se desloquem ao Centro do Recife por cinco linhas em operação. Este corredor conta atualmente com 16 estações em funcionamento e atende 63 mil usuários nos dias úteis. A expectativa é que opere com 23 pontos.


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