Caso Débora Dantas

Jovem escalpelada em kart faz nova cirurgia para cobrir couro cabeludo

Publicado em: 02/09/2019 14:30

Débora Dantas está internada em um hospital de Ribeirão Preto desde 18 de agosto - Reprodução/Facebook

A estudante Débora Dantas, de 19 anos, foi operada novamente nesta segunda-feira (2), no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi feito um novo enxerto de pele da coxa para cobrir o couro cabeludo da jovem, escalpelada em um kart em 11 de agosto, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com o boletim médico da unidade de saúde, Débora permanece internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) “em recuperação e com boa evolução clínica”. 

A operação já era prevista. Na segunda-feira passada (26), foi feita a cobertura da calota craniana, que estava exposta. Agora, foi a vez de cobrir o couro cabeludo integralmente. Débora vem sendo acompanhada pelos médicos Daniel Lazo e Olímpio Colicchio Filho, especialistas em cirurgia plástica. 

A menina está acompanhada do namorado, o microempresário Eduardo Tumajan. “Ainda não sei como ela está, só vou poder visitá-la à noite. Ontem, ela teve uma pequena febre, mas nada de anormal”, explica. Como ela está na CTI, há todo um cuidado em não trazer preocupações de fora. “Quando estamos juntos, a gente reza, conversa de assuntos leves. Só falamos de coisas boas”, acrescenta.

O padrinho de Eduardo viajou para Ribeirão Preto, trazendo o material de estudo da jovem. “Ele veio passar aqui alguns dias comigo. Na maior parte do tempo, Débora só fala de estudos. Conversamos muito sobre esses assuntos”, pontua Eduardo.

Relembre o caso
Débora foi escalpelada na tarde do domingo, 11 de agosto, enquanto andava de kart. Durante a corrida, o cabelo da jovem enroscou no motor do veículo, que arrancou o couro cabeludo e a pele acima dos olhos. Ela foi socorrida pelo namorado, Eduardo, e levada para o Hospital da Restauração (HR) no mesmo dia, onde foi operada por uma equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Jonathan Vidal.

Tentou-se reimplantar o couro cabeludo, mas o implante não funcionou. Apareciam trombos (coágulos) nas veias que ligavam o tecido arrancado à cabeça, prejudicando a irrigação sanguínea da região. A operação foi acompanhadas pela internet, por médicos do Baylor College of Medicine, localizado em Houston, nos Estados Unidos. 

Cirurgia para cobrir calota craniana foi realizada dia 26 de agosto - Divulgação/HERP

Foi da equipe americana que veio a sugestão de transferência para Ribeirão Preto, para que Débora fosse operada por um amigo de Jonathan, o também cirurgião plástico Marco Maricevich. A moça viajou em um avião pago pela rede varejista Walmart (atual Big Bompreço) - foi em uma unidade da rede, localizada em Boa Viagem, que aconteceu o acidente. Era no estacionamento do supermercado onde estava a pista de kart, de propriedade da Adrenalina Kart Racing. 

A operação foi realizada no dia 26. Além de Marco, participaram da equipe os médicos Alex Fioravanti, Salomão Chade, Daniel Lazo e Olimpio Colichio Filho - os dois últimos acompanham Débora desde que chegou a Ribeirão Preto.

A Polícia Civil investiga o acidente, tendo 30 dias para concluir o inquérito, a contar da abertura das investigações. Um dos aspectos analisados pela polícia é se houve negligência da empresa de kart.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL