Chuva

Ações de vistoria nas áreas de risco do Recife serão monitoradas em tempo real na Operação Inverno

Publicado em: 09/04/2019 15:53 | Atualizado em: 09/04/2019 16:29

Serão instaladas 3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco da cidade. Foto: Paulo Paiva/DP.
As ações de vistoria em áreas de risco serão acompanhadas em tempo real pela Defesa Civil do Recife nos meses mais chuvosos do ano. A incorporação da tecnologia, por meio do uso de tablets, faz parte da Operação Inverno 2019 da capital pernambucana. Até julho deste ano, no quadrante chuvoso do Nordeste, serão intensificados serviços que buscam diminuir os efeitos da chuva da cidade.

Cerca de 6 mil servidores, de diferentes secretárias e órgãos do município, vão trabalhar em ações de contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, instalação de lonas plásticas, implantação de geomanta (um tipo lona mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso), limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento.

O investimento na Operação Inverno deste ano é de R$ 81 milhões. No orçamento, estão previstos serviços como a instalação de 3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas; 16 mil ações de visitas a casas para conscientização da população; 300 ações educativas nas escolas; 12 Simulados de Preparação para Desastres, que capacita moradores para procedimentos de emergência em áreas de risco, e 47 mil vistorias em pontos de risco até o fim do ano.

O valor também prevê ações já em andamento, como a limpeza dos 99 canais (42 concluídos) que cortam a cidade, 29 obras definitivas de contenção de encostas e cerca de 450 obras dentro do Programa Parceria, que já acontecia nos morros e, agora, também será realizado nas áreas planas do Recife.

O programa contempla obras de drenagem e calçamento de ruas e vielas, além de serviços para construção de caixas d´água, fossas, acessos às comunidades, contenção de encostas, realizadas em parceria entre o poder público e a sociedade. A Prefeitura do Recife cede apoio técnico e material. Já a mão de obra é fornecida pelos moradores da localidade. Das 250 obras do programa em 2019, 50 serão realizadas em áreas planas.

De janeiro a abril deste ano, de acordo com a Defesa Civil, foram instaladas lonas plásticas em 2,6 mil pontos de risco e cerca de 346 ruas da cidade receberam obras de drenagem e limpeza de canaletas. Oito obras de contenção de encostas foram concluídas. O secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão, destacou que a colaboração da população é fundamental, sobretudo em relação ao descarte correto de lixo para não comprometer os canais e canaletas da cidade.

Ações da Operação Inverno 2019 foram divulgadas nesta terça-feira (9). Foto: Daniel Tavares/PCR/Divulgação.
“Executamos obras em 74 pontos de alagamento na cidade desde 2013 e outros nove estão em execução. O principal deles será na (Avenida) José Rufino. Estamos com 50% dos canais limpos e intensificamos o trabalho de limpeza das canaletas, mas é importante que a população contribua”, afirmou. Na ação, foram removidos 20 mil metros cúbicos de resíduos, o equivalente a aproximadamente 26 mil toneladas. Em abril, o trabalho contará com 75 homens além de máquinas e caminhões. Os canais do Arruda, Jiquiá, Ibura, Riacho dos Macacos e Guarulhos estão entre os que já passaram pelo processo de retirada de entulhos.

O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, ressaltou que o mapeamento em tempo real das vistorias trará um aumento das ações de parcerias e contenção de encostas. “Apesar de termos de oito a dez mil pontos de risco na cidade, nossa meta é cobrir 16 mil pontos no Recife. A população é muito importante nesse processo, pois precisa receber e realizar as orientações de prática segura”, disse.

Em casos de emergência, o órgão recomenda que os moradores liguem para o plantão pelo número 0800-081-3400. A ligação é gratuita.

Mobilidade

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também vai participar da Operação Inverno 2019, intensificando ações para diminuir possíveis transtornos no trânsito ocasionados pela chuva. Ao todo, 250 agentes de trânsito fiscalizarão as vias e 140 orientadores de trânsito vão auxiliando no trabalho de operação de tráfego nos principais corredores viários do Recife, priorizando os locais com pontos de alagamento. Os profissionais estarão em contato com a Central de Operações de Trânsito (COT), responsável por monitorar o tráfego da cidade por meio de 149 câmeras.

Para agilizar a retirada de veículos que podem apresentar defeito nos dias de chuva, três guinchos estarão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em caso de necessidade. Para manter a rede semafórica da cidade - 671 equipamentos - em funcionamento, a CTTU instalou nobreaks (fontes de energia ininterrupta) em 451 deles,isto é, em cerca de 70% dos semáforos. O equipamento é responsável por dar funcionamento de quatro a seis horas ao semáforo em caso de falta de energia.

Saúde 

Cerca de 1,6 mil profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão atuar no serviço de pronto atendimento durante a Operação Inverno 2019. Eles estarão nos serviços de vacinação, atendimento psicossocial para atender eventuais vítimas e familiares, além de atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192). Assistentes sociais, médicos e enfermeiros também serão escalados para as ações. Os profissionais ainda estarão envolvidos em trabalhos de orientação higiênico-sanitária e controle de mosquitos e roedores durante o período de chuvas.

Operação Inverno 2019 em números:

R$ 81 milhões de investimento

6.145 profissionais participam das ações

11 Secretarias e órgãos municipais

12 Simulados para Prevenção de Desastres

3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco

16 mil ações porta-a-porta

47 mil vistorias em locais de risco

20 localidades com geomantas

448 obras do Programa Parceria

300 ações educativas para estudantes de escolas públicas

99 canais receberão ações de limpeza

29 obras de contenção de encostas

74 pontos críticos de alagamento foram concluídos

390 agentes e orientadores de trânsito

149 câmeras de monitoramento de trânsito

451 semáforos com nobreaks

45 semáforos com refletores de LED

Fonte: Defesa Civil do Reicfe
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL