Abastecimento

Compesa amplia abastecimento de água no Grande Recife através de poços

Ações beneficiarão 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista

Publicado em: 03/05/2024 17:22

De acordo com o Governo do Estado, a Companhia  já está executando intervenções civis e mecânicas para o funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios (Foto: Aluísio Moreira/Compesa)
De acordo com o Governo do Estado, a Companhia já está executando intervenções civis e mecânicas para o funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios (Foto: Aluísio Moreira/Compesa)
A distribuição de água encanada será ampliada para 240 mil moradores dos municípios do Recife, Olinda e Paulista devido à retomada das obras de perfuração de poços realizadas pela a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

De acordo com o Governo do Estado, a Companhia  já está executando intervenções civis e mecânicas para o funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios. As intervenções também envolvem a implantação de adutoras e manutenção das áreas dos reservatórios que receberão o volume de água captado nos poços, a infraestrutura necessária para operação. 

“Ampliar o abastecimento de água por todo o Estado foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. E além de beneficiar o interior do Estado com obras estruturantes, também direcionamos investimentos para a Região Metropolitana do Recife. Ao retomarmos as obras destes poços, por exemplo, estamos diminuindo a necessidade de rodízio, garantindo que a água chegue na torneira da população e beneficiando milhares de pessoas que vivem no Recife, em Olinda e em Paulista”, disse a governadora Raquel Lyra. 

Recife

Para estes serviços, foram investidos R$ 52 milhões, que serão distribuídos na construção de seis poços no Recife para atender a população da Zona Norte da capital.

Serão dois poços para Dois Irmãos/Córrego da Fortuna, com a expectativa de eliminação do rodízio de abastecimento para a população das áreas, e um novo equipamento no bairro de Dois Unidos para melhorar a oferta de água na localidade e garantir o cumprimento do calendário de distribuição. 

Além disso, outros três poços vão abastecer o Alto José Bonifácio, que atualmente recebe intervenções para construção de uma adutora que vai transportar água para o reservatório do bairro e uma estação elevatória de água (sistema de bombeamento). 

Após a conclusão das obras é esperado que o calendário seja seguido pela Compesa. Ao todo são 97 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da capital. 

“Nos próximos meses vamos concluir as obras civis dos poços da Zona Norte do Recife e iniciar a operação desses equipamentos, garantindo um reforço importante de quase 100 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da cidade. Serão 50 mil pessoas beneficiadas com mais água, especialmente nas áreas de morro da capital, onde é grande a demanda por mais água”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Olinda e Paulista
 (Foto: Aluísio Moreira/Compesa)
Foto: Aluísio Moreira/Compesa

A previsão do Governo é que três poços comecem a operar ainda este ano em Olinda, sendo dois para os bairros de Jardim Brasil I e II, parte do bairro de Peixinhos e Vila Popular, com perspectiva de redução de quatro dias no calendário de abastecimento, que hoje é de um dia com água e sete dias sem.

Um terceiro poço atenderá parte do bairro de Ouro Preto e a expectativa é a redução em dois dias no regime de abastecimento, que atualmente é de 1 x 5. 

Já em Paulista, estão previstos cinco poços, sendo dois no bairro de Pau Amarelo, um em Nossa Senhora do Ó, um em Maranguape I/Jardim Maranguape e mais um em Maranguape II.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL