Premiação

Diario é vencedor do Prêmio 99 de Jornalismo

Reportagem sobre mobilidade foi escolhida entre melhores do país

Publicado em: 01/12/2018 10:33 | Atualizado em: 01/12/2018 10:46

O público infantil é vítima de uma urbe que não se prepara para recebê-lo. Foto: Peu Ricardo/DP.
O Diario de Pernambuco é um dos vencedores do Prêmio 99 de Jornalismo. A reportagem O futuro das cidades depende do deslocamento das crianças, produzida pelas repórteres da editoria de Local Alice de Souza e Anamaria Nascimento, foi escolhida uma das três melhores do país na categoria Cidades para Pessoas e suas Histórias. Finalista, a matéria concorrerá com outras duas reportagens pelo grande prêmio. Os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares serão conhecidos na próxima semana, em cerimônia a ser realizada em São Paulo.
 
Publicada em fevereiro deste ano, em versão para o jornal impresso e também para a internet, a matéria selecionada evidencia a importância de planejar a cidade e a mobilidade a partir das necessidades de uma criança. A Pesquisa Origem-Destino mostra que no Recife quase um terço dos deslocamentos para os colégios é feito em automóvel, o que não causa só os engarrafamentos na volta às aulas, mas contribui para um ambiente urbano mais hostil e violento. 

Foram ouvidas mais de 15 pessoas na construção da reportagem, entre especialistas em arquitetura e urbanismo, mobilidade urbana e saúde, além de crianças e adultos moradores do Recife. A produção mostra que considerar as crianças como agentes ativos do trânsito, detentoras de autonomia, garante o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento territorial mais igualitárias e uma mobilidade urbana saudável e sustentável. 

As repórteres também foram atrás de exemplos do que vem sendo feito na capital pernambucana nesse sentido, como o projeto Urban95, em implantação na Iputinga e no Alto Santa Terezinha, que pretende adequar espaços públicos às necessidades da primeira infância (zero a seis anos). A mesma reportagem já havia sido finalista da 25ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo. 

Lançado pela 99, empresa de mobilidade urbana que integra a Didi Chuxing, o prêmio é uma parceria com o COM+, grupo de pesquisa da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A proposta é incentivar o jornalismo bem apurado e o combate ao avanço das fake news, premiando reportagens sobre tecnologia, mobilidade urbana e cidades inteligentes. Dividida em duas categorias - Uso de tecnologias para melhorar e inovar a mobilidade urbana e a vida nas cidades e Cidades para pessoas e suas histórias -, a premiação recebeu cerca de 200 inscrições de matérias publicadas em veículos nacionais nos formatos impresso, áudio/podcast, meios digitais, vídeos e reportagens visuais.

Um júri liderado pela especialista e pesquisadora da USP, Beth Saad, e composto pelos jornalistas Cristina DeLuca, Ernesto Bernardes, Sergio Ludtke e Moreno Osório, o executivo de marketing e comunicação, Mauro Segura, e Clarisse Linke, diretora do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), selecionou as seis finalistas – três de cada categoria. Além de Pernambuco, jornalistas de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul serão agraciados.
TAGS: jornalismo | diario | premio | 99 |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL