Cidadania

Shoppings recebem ação de conscientização às vagas prioritárias

Uma cadeira de rodas foi posicionada em vagas comuns com frases de conscientização, como por exemplo: É só um minutinho; Volto já; Vai ser rápido; Já, já eu saio; Vou ali tomar um café rapidinho, entre outras

Publicado em: 07/05/2018 16:26 | Atualizado em: 07/05/2018 16:36

Foto: Divulgação
Uma ação de conscientização está sendo realizada em alguns Shoppings do Recife e Região Metropolitana durante todo o mês. O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Para esclarecer sobre a importância do uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, acompanhados da Turma do Fom-Fom, em parceria com o Rotary e a ONG DNA, estão sensibilizando os motoristas que frequentam os centros de compras do Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR.

A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2018, que este ano tem como slogan "Nós somos o trânsito”, começou no último sábado (05), no shopping Plaza, se estenderá durante todo o mês nos shoppings Guararapes, Recife, Rio Mar, Tacaruna e Costa Dourada.

No local, uma cadeira de rodas foi posicionada em vagas comuns com frases de conscientização, como por exemplo: É só um minutinho; Volto já; Vai ser rápido; Já, já eu saio; Vou ali tomar um café rapidinho, entre outras. Além disso, foi aplicada uma “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro que é não apenas moral, mas também legal. Ao se parecer com uma folha de talão de multa, a medida alerta os condutores que ao invés da multa educativa, poderia ser uma multa real.

Paralelo a isso, foi distribuídos folders sobre dicas de segurança no trânsito e sobre as vagas especiais, bem como mãozinha do motorista legal e fitilhos amarelos (símbolo da campanha).
“Queremos mostrar a sociedade que as vagas prioritárias é um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo. Acreditamos que a educação é o melhor caminho e assim estamos fazendo em mais essa ação do Maio Amarelo”, destaca o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL