Dia das mães

Histórias de mães contadas em fotografias

Segunda edição do projeto fotográfico traz personagens que ilustraram as matérias da jornalista Silvia Bessa, repórter especial do Diario

Publicado em: 19/04/2018 10:45 | Atualizado em: 19/04/2018 10:52

Imagens serão reunidas em uma exposição que ficará em cartaz na Livraria da Praça de Casa Forte, em maio. Foto: Shilton Araújo/Esp DP

Uma oportunidade para reviver histórias de superação e conquistas. Momentos de amor e cumplicidade entre mães e filhos - biológicos ou adotivos. Um ensaio para celebrar a vida, marcando mais um ano do projeto Retratos de Mãe, criado em 2017 pela fotógrafa Andréa Leal. As atividades da segunda ediação tiveram sessões fotográficas dedicadas às personagens que ilustraram matérias da jornalista Sílvia Bessa, repórter especial do Diario de Pernambuco.   

As imagens serão reunidas em uma exposição que ficará em cartaz, a partir de 3 de maio, na Livraria da Praça de Casa Forte, em homenagem ao Dia das Mães. As sessões de foto têm a participação de pelo menos 20 mães e seus filhos. Para fotografá-las, Andréa contou com a colaboração de uma convidada especial, a fotógrafa Simone Silvério, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) e membro da Associação Americana de Fotógrafos Infantis(NAPCP). 

“A maior notícia é a vida das pessoas”, diz Silvia. “Este é o foco do meu trabalho. Procuro fazer, modestamente, um inventário das histórias do meu tempo”, acrescenta. Mães, avós, babás. Todas têm histórias diferentes, mas carregadas de muito amor e superação. Monique Cabral, jornalista, engravidou pela primeira vez em 2003. Aos cinco meses de gestação, durante exame de rotina, os médicos descobriram um problema em seu útero. O tempo passou, tratamentos foram feitos e nasceu Letícia. A bebê passou dois dias na UTI, mas faleceu. Em 2015 ela viveu outro momento difícil, segundo explicou. “Tive uma gravidez de risco desde o início e, aos cinco meses, descobri um câncer no rim esquerdo.

Com 23 semanas tive que ser operada. Graças a Deus não precisei fazer quimioterapia nem radioterapia. Aos oito meses me submeti a outra ‘cirurgia’, mas para comemorar a chegada do meu filho, Francisco, hoje com dois anos e 10 meses, o herói da minha vida”, recorda. 
Maria Alves Cândido não conheceu a mãe. Abandonada juntamente com outros irmãos, foi criada pela avó e pelo pai. Ainda criança, decidiu, aos 12 anos, que seria babá. Queria dar às crianças o amor e o carinho que a mãe não lhe deu. “Cresci, casei, tive cinco filhos, criei oito netos, sobrinhos, e afirmo, muito feliz e com prazer, nunca ter esquecido do meu grande desejo. Graças a Deus pude realizar o meu sonho. Hoje, aos 57 anos continuo apaixonada pela profissão que escolhi”, conta. 

Rosa Maria da Fonseca, professora da rede municipal de Olinda, é outra apaixonada por crianças. No dia 12 outubro do ano passado, realizou seu grande sonho, vendo transformando em realidade seu rojeto Descobrindo o Encanto e a Beleza. Segundo ela, trata-se de um  trabalho voltado para a emancipação da criança. “Eu prometi mudar a vida de crianças, principalmente mostrando para elas que a pessoa tem que ser o que ela é. Com muito esforço e luta consegui levá-lo para as ruas”, ressalta. 

Embaixadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos, Andréa busca, em seus projetos, valorizar o caráter humano e documental. “Quero usar a fotografia para espalhar sementes das bandeiras que defendo, como a  amamentação, o parto natural e humanizado, a presença  mais efetiva dos pais na vida dos filhos, o respeito às crianças especiais e tantos outros. O sentimento que une as pessoas continua sendo o meu maior desejo. Estamos retratando mulheres fortes, com histórias marcantes”, comenta. “Para nós é um grande presente registrar as personagens reais dos artigos de Sílvia Bessa, tantas vezes premiada e que também traz uma trajetória marcada pela maternidade”, destaca. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL