Rain25° / 25° C
ENSINO Museu Sinagoga Kahal Zur Israel oferece curso sobre a história de Israel Aulas serão nas terças de setembro

Publicado em: 07/09/2017 20:03 Atualizado em:

Museu Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a história de Israel. Foto: Divulgação (Museu Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a história de Israel. Foto: Divulgação)
Museu Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a história de Israel. Foto: Divulgação
O Museu Sinagoga Kahal Zur Israel promoverá um curso sobre a história de Israel todas as terças-feiras de setembro (12, 19 e 26). Segundo o coordenador de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco, Jáder Tachlitsky, o objetivo do curso é proporcionar um ambiente de debate democrático a cerca da história do país. Além da disseminação de conhecimento sobre a cultura judaica e sua importância histórica. A inscrição para as quatro aulas custa R$ 160 e terminam hoje, com o início do curso. A expectativa é receber cerca de 40 alunos.

A primeira aula dessa terça fez um resgate histórico sobre o povo judeu e sua relação com o território que, há 69 anos, existe o Estado moderno de Israel no Oriente Médio. "A vida dos judeus foi de resistência. Seja para poder existir, quanto para poder conservar seus costumes e crenças. Este espaço é um símbolo de reconhecimento da identidade judáica", explicou o coordenador Tachlitsky. Para se ter noção, a sinagoga foi construída em 1636 - na época do domínio holandês na costa nordestina. E, assim, se tornou a primeira sinagoga das américas.


HISTÓRIA


No século 16, os judeus eram perseguidos pelo império espanhol e português. Isso porque as religiões aceitas, na época, eram somente a católica e a calvinista (protestante). Sendo assim, os praticantes do judaísmo foram forçados a se converter e viveram, basicamente, de aparências sociais. Mas, dentro de suas casas, continuavam mantendo seus costumes. No entanto, com o tempo, alguns perderam totalmente sua identidade.

Aqueles que não abriram mão da crença na Torá foram expulsos e muitos fugiram para a Holanda. Eles criaram uma comunidade judáica na cidade de Amsterdam, porque a liberdade de credos era mais ampla. Dessa forma, os judeus não precisavam se esconder. Mas, com a invasão dos holandeses no Brasil, vários judeus vieram para cá em busca de ficar ainda mais longe das vistas dos espanhóis e portugueses. E foi em Recife que eles se estabeleceram majoritariamente.

Fundaram a primeira sinagoga das Américas na rua que hoje é conhecida como Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo. Mas, no princípio, essa viela era chamada de Rua dos Judeus. O que realmente importou é que, pela primeira vez, os judeus puderam praticar abertamente sua religião. Só que, quando os holandeses foram expulsos, em 1654, a sinagoga foi fechada outra vez. Somente em 2002 é que a sinagoga reabriu suas portas. Desta vez, não com o intuito de ser um centro de celebrações religiosas, mas de ser um verdadeiro museu e centro cultural.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua