Serviço aeromédico SAMU e PRF completam 10 anos de parceria e 1,5 mil pessoas resgatadas

Publicado em: 15/08/2017 11:40 Atualizado em: 15/08/2017 11:50

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) completam 10 anos de parceria na remoção de vítimas de acidentes graves com o serviço aeromédico. Nesse período, mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas pelas equipes que chegam de helicóptero para prestar socorro - resgate e atendimento médico.


A data será comemorada a partir das 8h30 desta quarta-feira no hangar da PRF, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife. Na ocasião, integrantes das equipes do SAMU 192 e da PRF estarão no hangar da PRF, onde serão disponibilizados helicóptero equipado, uma USB (ambulância básica), uma unidade de apoio rápido e uma motolância.

A solenidade contará ainda com a presença da comerciante Renata Patriota, de 37 anos, que durante a enchente ocorrida em 2010, em Palmares, ficou por horas com os pais sobre o telhado da casa e foi resgatada junto com a família, de helicóptero. Na época, 96 pessoas na mesma situação e foram levadas pelo socorro aeromédico para um local seguro.

A aeronave, usada na remoção de pacientes para hospitais de maior suporte e no transporte de órgãos para transplante, é equipada com aparelhos de suporte avançado, como monitor cardíaco, respirador, desfibrilador, bomba de infusão, oxigênio e outros. No helicóptero vão médico, enfermeiro, piloto e operador. O acionamento se dá pelos números 192 ou 191. O médico que está na regulação avalia a necessidade do encaminhamento do helicóptero, baseado nas informações do estado geral da vítima e também com confirmação de local seguro e acessível para a aeronave pousar", detalha Leonardo Gomes,  coordenador do SAMU Metropolitano do Recife.




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL