Sítio histórico Festa rende homenagem a Santo Antônio em Olinda Conheça a história do santo, tradições e simpatias

Por: Ana Paula Neiva - Diário de Pernambuco

Publicado em: 13/06/2017 08:10 Atualizado em: 13/06/2017 08:17

Devota de Santo Antônio há 17 anos,  empresária Márcia Lima Cavalcanti promove um arrasta-pé para os amigos no dia dele. Foto: Marlon Diego/ Esp/ DP
Devota de Santo Antônio há 17 anos, empresária Márcia Lima Cavalcanti promove um arrasta-pé para os amigos no dia dele. Foto: Marlon Diego/ Esp/ DP
O dia 13 de junho é sempre comemorado com festa na casa da empresária Márcia Lima Cavalcanti, 51 anos. Devota de Santo Antônio há 17 anos, ela sempre promove um arrasta-pé para os amigos no dia dele. Dona de uma confecção em Olinda, promovia a comemoração na empresa há 15 anos em seu ateliê. Há dois anos, devido ao aumento de participantes, o lugar ficou pequeno.

“Fizemos a festa nos dois últimos anos no Clube Atlântico. Como neste ano o espaço está fechado, resolvi realizar num café próximo do ateliê, que pertence ao meu irmão. Montamos um altar para as pessoas fazerem advinhações”, informou Márcia, que mantém uma imagem do santo na porta de entrada da sua loja.

O pai de Márcia é fiel devoto. “Os médicos desenganaram meu cunhado. Meu pai disse que Santo Antônio salvaria minha irmã. No mesmo dia, os médicos conseguiram reverter o quadro”, contou. A festa promovida por Márcia será no Café Barril, na Avenida Joaquim Nabuco, 5-A, no Varadouro, na terça-feira, e será aberta ao público.

Santo Antônio

Conhecido como o santo casamenteiro, Santo Antônio nasceu em Lisboa, em Portugal, em 15 de agosto de 1195 e morreu em 13 de junho de 1231. Foi batizado com o nome de Fernando Bulhões mas, em 1220, trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Seguiu para o Marrocos para trabalhar como missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Adoeceu e retornou à Europa, indo morar em Pádua, na Itália, onde desenvolveu seu talento para oratória. Conhecia bem a Bíblia, impressionando os mais intelectuais com seus sermões. Morreu cedo, aos 35 anos, sendo canonizado um ano após seu falecimento. Está enterrado em Pádua e sobre seu túmulo ergue-se uma basílica, lugar de grande peregrinação. Padroeiro dos pobres, considerado o santo para quem busca um bom casamento, também é invocado para achar objetos perdidos e por quem tem problemas de saúde.

Lírios de Santo Antônio


Segundo a tradição católica, quando Santo Antônio morreu, os campos estavam repletos de lírios brancos, flores que, no imaginário popular, estão associadas ao casamento, à inocência, à pureza de alma. Considerado por muitos como flor divina, o lírio também remete à Virgem Maria. E, pela sua forma trilobada (dividida em três partes), à Santíssima Trindade. Representa a pureza de coraação.

Simpatias

Arrumar namorado
Compre um copo no dia 13 de junho. Encha-o com água, adicione três pitadas de sal e um botão de rosa vermelha, Deixa a flor lá até que murche. Tome banho com essa água, repetindo 13 vezes a frase: “Santo Antônio, Santo Antônio, mande um Antônio para mim”.

Ser pedida em casamento
Coloque uma fita vermelha no sutiã, entre os seios, e use-a por sete dias. Retire e guarde-a dentro de um envelope e leve-o fechado até o altar de Santo Antônio. Peça ao santo que realize seu desejo e acenda uma vela vermelha de sete dias.

Nunca perder quem você ama
Escreva o nome do amado na sola do pé esquerdo do sapato que estiver usando na noite do dia 12 de junho. Antes de se deitar, pise com força e repita três vezes: “Debaixo do meu pé eu te prendo (diga o nome dele), eu te amarro (nome dele), eu te mantenho (nome dele) pelo poder das 13 almas benditas”.

Oração de Santo Antônio

“Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso Santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso (a) humilde devoto (a).
Amém”.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL