CTTU Acidentes com vítimas diminuem 30% em dois anos no Recife Uso de equipamentos eletrônicos de fiscalização a partir de 2014 foi principal fator de mudança

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/03/2017 07:19 Atualizado em:

O número de acidentes de trânsito no Recife caiu 30% de 2014 a 2016. Os dados, divulgados pela CTTU, apontam que em 2014 foram registradas 2.547 ocorrências com vítimas, enquanto que em 2016 o número foi de 1.771. O volume de feridos também diminuiu. Em 2014 foram 3.120. Dois anos mais tarde, registrou-se queda de 30,6%, com 2.165. Segundo a CTTU, o principal fator de redução são os equipamentos eletrônicos de fiscalização, implantados com maior frequência a partir de 2014.

“Muitos acidentes aconteciam no momento em que o semáforo ficava amarelo. Os motoristas deveriam parar e esperar, mas aceleravam. Isso causava muitos acidentes. O excesso de velocidade é o maior vilão do trânsito”, afirma Marcos Araújo, gerente de fiscalização eletrônica da autarquia. “Após a fiscalização eletrônica, os motoristas passaram a respeitar mais o limite e as proibições”, acrescenta.

No Recife são usados equipamentos metrológicos, que aferem a velocidade ou localização exata, funcionando das 6h às 22h, e não-metrológicos, que registram infrações como avanço de sinal e posicionamento sob a faixa de pedestre, das 6h às 20h.

Entre lombadas eletrônicas, monitoramento de faixa azul e equipamentos de excesso de velocidade, são 95 no total, além de 118 câmeras e 650 semáforos. “Os equipamentos também têm caráter educativo. Mesmo nos horários em que estão desligados, os motoristas já entenderam que naquele local há risco de acidente”, destacou Araújo.

Desde 2013 foram implantadas mais de quatro mil faixas de pedestres e 13 mil placas sinalizadoras, e contratados 250 orientadores. “Não é apenas a fiscalização eletrônica, mas um conjunto de ações aliada à manutenção das vias. Estamos tendo um resultado positivo, fundamental para um trânsito mais seguro, e procurando tecnologias para melhorar”, afirma Araújo.

A lombada eletrônica surgiu em Curitiba e completará 25 anos em agosto. A invenção se deu por causa de um acidente de trânsito provocado por uma lombada física, no início dos anos 1990. Na época, engenheiros começaram a pensar em uma forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade. Assim, chegaram ao primeiro modelo do equipamento.

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