PEC 55 Estudantes ocupam Escola de Referência em Apipucos Movimento é contra a aprovação da PEC 55, em tramitação no Senado, contra a Reforma do Ensino Médio e para denunciar o descaso do Governo de Pernambuco com a unidade

Publicado em: 07/11/2016 19:45 Atualizado em:

Escola foi ocupada nesta segunda. Foto: Sintepe/Divulgação
Escola foi ocupada nesta segunda. Foto: Sintepe/Divulgação
Recife teve sua primeira escola pública ocupada por estudantes contra a PEC 55 - que prevê o congelamento dos investimentos em saúde, educação e assistência social por 20 anos (anteriormente chamada de PEC 241) - nesta segunda-feira. Os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, na Avenida Apipucos, em Casa Forte, fizeram a ocupação para chamar a atenção da sociedade dos riscos da aprovação da proposta, da reforma do ensino médio e dos problemas estruturais da unidade de ensino.

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) estiveram na unidade, conversaram com os estudantes e informaram que essa seria a primeira escola ocupada no Recife. Os alunos adiantaram que não vão se retirar do local e, antes de ocupar a escola, já tinham participado de atividades com os representantes de outras instituições que também estão ocupadas.

Através de comunicado à imprensa, a entidade endossou a luta do estudantes. "O Sintepe apoia a ocupação e enfatiza que a luta dos estudantes é legítima na constante busca por direitos básicos como é a educação", informou.

Durante a ocupação, os estudantes adiantaram que vão fazer oficinas culturais, aulas excepcionais e bazar para alunos e para a comunidade.

Secretaria Estadual de Educação

A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação para conversar a respeito da ocupação da escola de referência, mas o órgão adiantou que só vai se pronunciar através de nota. Até as 19h45, nenhum documento oficial foi encaminhado à imprensa.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL