Risco Celpe inicia campanha de controle de queimadas sob linhas de transmissão Baixo nível de chuvas na Zona da Mata Norte pode agravar a situação e interromper o fornecimento de energia elétrica

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/08/2016 10:37 Atualizado em: 25/08/2016 10:43

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) deu início à campanha de controle de queimadas sob linhas de transmissão. A prática, comum nas zonas canavieiras de Pernambuco, pode ocasionar riscos ao fornecimento de energia e à segurança dos moradores se for realizada nas proximidades das linhas de transmissão de energia.


Entre as ações previstas, estão fiscalizações em parceria com órgãos reguladores, para verificar se as áreas de queimada estão obedecendo às legislações ambientais, além de oficinas de sensibilização em escolas envolvendo professores e alunos e palestras comunitárias nas áreas onde há um maior histórico de interrupções no fornecimento de energia.

A ausência de chuvas na região pode agravar a situação. O alerta deste ano considera as circunstâncias de baixa precipitação na Zona da Mata Norte do Estado, que podem dificultar o controle das queimadas e acarretar consequências ao fornecimento de energia elétrica.

A ação é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e secretarias municipais de saúde e educação. As palestras e oficinas seguem até dezembro, percorrendo 15 comunidades rurais de 10 municípios das Matas Norte e Sul. A abrangência das orientações ainda será ampliada para 54 municípios da zona canavieira pernambucana, por meio de spots de rádio veiculados nas emissoras regionais.

A campanha realiza ações educativas com alunos, comunidades e produtores rurais de cana de açúcar. Nas escolas serão oferecidas oficinas, abordando práticas ambientais, como coleta seletiva e queimada controlada, como também um filme para orientar os alunos sobre à preservação do Meio Ambiente.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL