Saúde Mutirão para detectar glaucoma no Hospital das Clínicas neste sábado Os atendimentos serão organizados por ordem de chegada

Publicado em: 28/06/2016 19:02 Atualizado em: 28/06/2016 19:02

Foco será para pessoas com mais de 40 anos. Foto: UFPE/Divulgação
Foco será para pessoas com mais de 40 anos. Foto: UFPE/Divulgação
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco vai realizar, neste sábado, mais uma edição do mutirão de detecção do glaucoma. A ação é aberta às pessoas que tem a partir de 40 anos de idade e será das 8h às 12h, no estacionamento da Portaria 4 do HC, próximo à Clínica Dermatológica. Os atendimentos serão organizados por ordem de chegada. Não é necessário ter encaminhamento nem trazer algum documento específico.

Na última edição, mais de 900 pessoas foram atendidas. De acordo com a chefe do Serviço de Oftalmologia, Isabel Lynch, a escolha de focar o mutirão nas pessoas acima dos 40 anos é devido ao fato de que essa faixa etária se configura como fator de risco do glaucoma crônico simples, forma mais comum da doença.

Durante a consulta, o público será submetido a dois procedimentos: a Tonometria, que é um exame para medir a pressão interna do globo ocular, e o Exame de Fundo do Olho, que é um dos testes essenciais para a detecção do glaucoma. Os pacientes do mutirão que forem diagnosticados com a doença serão encaminhados para tratamento no Ambulatório de Oftalmologia do HC.

Equipe

O mutirão contará com a atuação de 20 profissionais do Serviço de Oftalmologia do HC, incluindo staff e residentes, além de cerca de 25 voluntários, entre acadêmicos da UFPE, integrantes do Lions Clube do Recife e da Liga de Oftalmologia da UPE.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL