Clouds24° / 28° C
Vida em Jogo Retrato das crianças do semiárido em exposição Visitantes podem interagir com os espaços que simulam situações de vulnerabilidade

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 06/04/2016 07:01 Atualizado em: 06/04/2016 10:17

A exposição seguirá para Salvador, na Bahia, e percorrerá outros estados no país. Foto: Malu Cavalcanti/Esp DP (A exposição seguirá para Salvador, na Bahia, e percorrerá outros estados no país. Foto: Malu Cavalcanti/Esp DP)
A exposição seguirá para Salvador, na Bahia, e percorrerá outros estados no país. Foto: Malu Cavalcanti/Esp DP

Para combater a exclusão e o abandono escolar, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promovem a exposição Vida em Jogo, no RioMar Shopping. A mostra ficará aberta até o dia 17 de abril. Os visitantes podem interagir com os espaços que simulam a situação de crianças do semiárido nordestino e do interior do Pará.

Em cada espaço cenográfico é exibido um documentário em vídeo, que revela a situação de vulnerabilidade dessas comunidades. O visitante tem a oportunidade de interagir deixando mensagens e se cadastrando para se tornar voluntário e “adotar” uma criança, através de colaborações mensais.

As contribuições serão destinadas às áreas de educação e saúde. O trabalho inclui 27 ações básicas, entre elas àgua limpa, acesso de deficientes à educação, banheiros de qualidade nas escolas e erradicação do trabalho infantil. A exposição seguirá para Salvador, na Bahia, e percorrerá outros estados no país.

A melhoria dos banheiros é uma das principais preocupações. Um dos espaços retratados na exposição representa um cômodo de taipa, tipo de construção até hoje usada em comunidades rurais. No cenário, o visitante assiste a um vídeo sobre os banheiros do semiárido.

Selo
De acordo com o Censo Escolar de 2014, quase oito milhões de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio estão com dois ou mais anos de atraso escolar no Brasil. Os municípios que fizerem melhorias na qualidade de vida das crianças poderão receber o Selo Unesco - Município Aprovado.

A distinção é um reconhecimento internacional da entidade, ligada à Organização das Nações Unidas, para reduzir as desigualdades e garantir direitos, sobretudo melhorias na educação pública. “Estamos aqui para apresentar à sociedade os desafios sociais enfrentados no semiárido, destacando a evasão e exclusão escolar”, disse a chefe do escritório da Unicef no Recife, Jane Santos.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua