Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Sobrado vizinho ao Museu de Arte Moderna deteriorado e pichado

Por: Jaílson Paz - Diário de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2015 09:50 Atualizado em:

O sobrado vizinho ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães destoa do conjunto arquitetônico da Rua da Aurora. Enquanto a fachada do museu está bem conservada, por exemplo, a do sobrado perdeu portas e janelas, o reboco se deteriora e a pintura deu espaço para um painel de pichações.

Ficou pela metade


Se executados, os projetos de mobilidade para a Copa do Mundo, em 2014, teriam deixado o sistema de transporte público de passageiros mais “perto do céu”. Alguns ficaram pelo meio do caminho, incompletos ou no papel. Nessa lista, uma das propostas de menor orçamento, a voltada à manutenção e à sinalização das paradas de ônibus do sistema. A Copa passou e nem todas as paradas incluídas nos corredores de acesso ao estádio construído para o evento mundial foram requalificadas, condição que pode ser comprovada ainda hoje na Avenida Caxangá. O propósito seria facilitar a vida do passageiro, indicando as linhas que circulam nas paradas e a previsão de horário das viagens, por exemplo. Dados simples e facilitadores da rotina de quem precisa ir a um hospital, a uma clínica, a uma escola ou a um supermercado. Sem a promessa cumprida, passageiros dependem da boa vontade de outros usuários, de ambulantes, de cobradores e motoristas dos ônibus. Se a boa vontade não existe, o que deveria ser uma viagem curta torna-se tormento, perda de tempo e de compromissos. Então, o estado acertaria se acelerasse o passo e executasse um projeto que não atendeu sequer um a décima parte das 5.851 paradas do sistema.

Poeira do rio

Bastante esperada, a obra de desassoreamento do Rio Paratibe, em Paulista, tem rebatido na saúde dos moradores da Rua Santa Tereza, no bairro Aurora. Culpa da poeira, consequência da areia que cai dos caminhões ligados à obra. O excesso de pó provoca crises alérgicas e resfriados na população.

Transferidos

Os problemas de circulação na calçadas das ruas Joaquim Felipe e Fernandes Vieira, na Boa Vista, mudaram somente de lugar. Relocados das proximidades da faculdade IBGM, os ambulantes continuam fechando os pontos onde se instalam. E o pedestre obrigado a caminhar no meio das vias.

Giro proibido

Viatura do 19º Batalhão da Polícia Militar, com adesivo do Pacto pela Vida, aproveitou a abertura do semáforo ao descer o viaduto da Via Mangue, na noite da terça-feira, para fazer um movimento proibido. O motorista, inspirando em infratores, girou à esquerda e seguiu pela Rua Félix de Brito.

Para a creche

A Clínica Somar se tornou ponto de arrecadação de brinquedos para a Creche Lar das Crianças, de Campo Grande. A creche atende a cerca de duas centenas de meninos e meninas, que devem receber as doações no próximo dia 12. A clínica fica na Rua Marquês de Maricá, 48, na Torre.

Lugar errado

Em resposta à coluna, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) afirma que a ocupação das vagas destinadas a carros elétricos por ambulantes, na Praça do Derby, foi uma eventualidade. Fiscais estiveram no local após nossa denúncia, mas nada encontraram de irregular.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL