Sem Teto Dia Nacional de Luta Pela Moradia é marcado por manifestações no Recife e Cabo

Publicado em: 05/10/2015 11:21 Atualizado em:

O Dia Nacional de Luta Pela Moradia está sendo marcado por diversas manifestações no Recife e Região Metropolitana. Os atos fazem parte da Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade. Durante a programação, será lançada a campanha do Fórum Nacional pela Função Social da Cidade e da Propriedade Urbana: "A terra é um direito, mas está na mão de quem?"

Na capital pernambucana, a manhã foi marcada por três protestos: um em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, no Bairro do Recife, outro em frente ao Palácio do Campo das Princesas e o terceiro em frente à sede da Companhia de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (Cehab-PE), na Avenida Agamenon Magalhães.

 

Logo cedo, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST/PE), filiado à União Nacional Por Moradia Popular (UNMP/PE), ocuparam o prédio do Ministério da Fazenda, no Bairro do Recife. O protesto é contra os cortes orçamentários em programas e projetos sociais, direcionados à população de baixa renda, como o programa Minha Casa Minha Vida. Os manifestantes também fecharam a Avenida Alfredo Lisboa e aguardam ser recebidos por um representante do órgão. A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) orientou os motoristas a seguirem pela Avenida Martins de Barros. De acordo com os organizadores mais de 500 pessoas participam da mobilização, entre moradores de ocupações de Campo Grade, Fundão e Peixinhos.

Outro protesto foi uma caminhada que seguiu da Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, até a sede do governo do estado, o Palácio do Campo das Princesas.

A manifestação da Avenida Agamenon Magalhães começou por volta das 9h30, realizada por integrantes da Organização e Luta dos Movimentos Populares (OLMP), nas imediações da sede da Companhia de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (Cehab-PE). De acordo com a CTTU, o protesto interrompeu o fluxo de veículos na altura do cruzamento com a Rua Odorico Mendes, sentido Boa Viagem com a queima de pneus e entulhos. Uma equipe foi enviada ao local e orientou os motoristas a seguirem pela Estrada de Belém. O tráfego foi liberado por volta das 10h30.

No Cabo de Santo Agostinho, um protesto fechou a PE-60 na manhã desta segunda-feira. A manifestação foi realizada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Movimento de Resistência Popular (MRP). O ato cobra à prefeitura do Cabo a construção de mil moradias da Vila Claudete II. Segundo os manifestantes, as obras foram paralisadas pelos governo estadual e federal. Por volta das 11h, a rodovia foi liberada e os sem teto seguiram para a sede da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Manifestações também estão sendo organizadas no Cabo de Santo Agostinho e Caruaru.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL