Zona da Mata Norte Pescadores denunciam poluição e mortandade de peixes no Rio Goiana

Publicado em: 10/03/2015 08:43 Atualizado em: 10/03/2015 09:16

O Conselho da Pastoral dos Pescadores e a Colônia de Pescadores de Goiana denunciam a ação de despejo de poluentes no Rio Goiana, localizado na Zona da Mata Norte. Segundo pescadores, desde janeiro cardumes e moluscos estão sendo encontrados mortos nas águas do rio. Eles denunciam ainda que a água está com coloração diferente, escurecida e há também uma espuma, característica de águas com baixo teor de oxigênio. A Colônia de Pescadores diz que dejetos químicos estariam sendo jogados nas águas do rio por uma fábrica de papelão, localizada no municípío.

A denúncia já foi encaminhada à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em imagens enviadas pelos pescadores da Comunidade Balde do Rio, em Goiana, é possível ver peixes boiando e uma mancha diferenciada na coloração da água, possivelmente provocada pela poluição ambiental e razão da contaminação dos cardumes. Pescadores reclamam que estão há dois meses sem ter pesca para alimentar às famílias.

Fotos: Colônia de Pescadores de Goiana
Fotos: Colônia de Pescadores de Goiana
''A situação está precária. Nós que vivemos no meio ambiente, vemos tudo sendo destruído por falta de responsabilidade dessas empresas e da falta de fiscalização do poder público. Além de prejudicar o meio ambiente e a economia, água está exalando um mau cheiro forte, não conseguimos nem dormir direito com o odor’’, contou o presidente da Colônia de Pescadores, André Nogueira.

Uma nova vistoria deve ser realizada ainda esta semana pela CPRH, segundo a assessoria de Comunicação Social do órgão. O objetivo é identificar os impactos ambientais que o rio pode sofrer após o despejo das substâncias químicas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL