Clouds27° / 28° C

PELE

Você sabe a quantidade de protetor solar para usar no rosto e corpo?

Publicado em: 09/02/2023 14:44

Fazer o uso diário do protetor solar ajuda a prevenir doenças, como câncer de pele, além de ser eficaz contra manchas, rugas, envelhecimento precoce e flacidez (Crédito: Freepik/Reprodução)
Fazer o uso diário do protetor solar ajuda a prevenir doenças, como câncer de pele, além de ser eficaz contra manchas, rugas, envelhecimento precoce e flacidez (Crédito: Freepik/Reprodução)
Usar regularmente o protetor solar é importante durante todo o ano, entretanto, no verão, o produto se torna indispensável, pois a pele está mais exposta aos raios UV. Além disso, o uso do produto ajuda a prevenir doenças, como o câncer de pele, e também pode ser eficaz contra manchas, rugas, envelhecimento precoce e flacidez.

Gianna Zaffari Frey, médica pós-graduada em dermatologia, ressalta que o correto é usar filtro solar com o fator de proteção de, no mínimo, 30, ou conforme orientação médica. Além de aplicar diariamente, também é necessário reaplicar o produto de três em três horas, ou de duas em duas horas, no caso de transpiração excessiva ou banhos de mar e piscina. 

Quanto a quantidade, a médica faz a seguinte orientação: "Para adultos, usamos a regra da colher de chá como medida para o protetor solar: uma colher para a face, pescoço e cabeça, e duas para o tronco anterior e posterior."

"Nos braços, o indicado é uma colher de chá para cada lado. Já para pernas e coxas, serão duas colheres para esquerda, e outras duas para a direita. Existe outra medida somente para o rosto: uma colher de café. Atualmente, sugere-se colocar o produto ao longo dos dedos indicador e médio, que também seria o suficiente para o rosto”, explica.

A especialista pontua que o protetor solar deve ser aplicado na pele 30 minutos antes da exposição ao sol, e ressalta que, caso não seja aplicada a quantidade necessária, o produto não fará efeito, deixando a pele exposta aos raios ultravioletas. 

"Se for à praia, além do filtro solar, usar chapéus, roupas com proteção UV e ficar sob o guarda-sol também ajuda a proteger sua pele do sol. Procure saber com seu médico qual o protetor mais indicado para você, e curta o verão com saúde”, finaliza.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua