GOVERNO
Projeto Rondon lança operação "Velho Chico" em 12 municípios pernambucanos
Iniciativa acontece em parceria do Governo Federal, através do Ministério da Defesa, e do Governo Estadual
Por: Guilherme Anjos
Publicado em: 26/04/2024 20:02 | Atualizado em: 26/04/2024 20:06
Governadora Raquel Lyra assinou acordo de cooperação com Projeto Rondon (Flávio Japa/Divulgação) |
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, nesta sexta-feira (26), em solenidade no Palácio do Campos das Princesas, o acordo de cooperação técnica do Projeto Rondon, iniciativa interministerial do Governo Federal, para o lançamento da operação “Velho Chico” em 12 municípios de Pernambuco.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa, e visa contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes do ensino superior, através da aplicação de soluções sustentáveis para a inclusão e redução da desigualdade social. O acordo assinado pelas autoridades firma a parceria entre as entidades e distribui as responsabilidades.
Na solenidade, Raquel Lyra recebeu o General de Divisão William Abrahão, representando o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro (PRD), além de deputados, vereadores, prefeitos e representantes de municípios, e a maior parte de seu secretariado.
A gestora ressaltou a importância da operação tanto para as comunidades contempladas, quanto para os estudantes voluntários. “Certamente, esses estudantes se formarão melhor como cidadãos e profissionais, atuando em prol da nossa sociedade, poderão despertar para trabalhar junto ao serviço público, e permitir que sua força de trabalho possa auxiliar muitas pessoas a garantir um lugar melhor para viver”, discursou.
O General Abrahão celebrou a parceria entre as gestões federal e estadual, o comando militar do Nordeste e a Universidade de Pernambuco (UPE), representando as instituições de ensino participantes.
“O comando militar do Nordeste está apoiando e tentando melhorar a qualidade de vida, levando um bem social e cooperando com a sociedade brasileira, que é a quem temos que prestar contas. Os professores e estudantes estarão trazendo o que eles têm de melhor para cooperar com o desenvolvimento sustentável, com foco nos invisíveis”, declarou o General.
O Rondon realizou 93 operações em 1.368 municípios de 24 estados nos últimos 18 anos, com a participação de 2.569 instituições de ensino superior e 26.135 “rondonistas” - como são chamados os professores e universitários participantes do projeto, cujo nome homenageia o desbravador Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Ao todo, mais de dois milhões produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais foram capacitadas pelo projeto.
Em Pernambuco, o projeto já fez outras três operações: “Rei do Baião” em 2010; “Canudos” em 2013; e “Guararapes” em 2014. Agora, o “Velho Chico” retoma as atividades no Estado, atuando nas cidades de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade, tendo Petrolina como centro regional e ponto de concentração.
Cada município receberá duas instituições de ensino superior, cada uma com equipe de 10 rondonistas voluntários, sendo dois professores orientadores e oito alunos por universidade, por um período de duas semanas durante as férias acadêmicas. Os grupos promoverão ações para o desenvolvimento sustentável em comunidades, com oficinas práticas sobre diferentes áreas do conhecimento, como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
A operação contará com o apoio logístico do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, ramo militar do Exército Brasileiro.
Entregas para a Saúde
Na mesma solenidade, a governadora Raquel Lyra fez a entrega de 24 vans da saúde para as quatro Gerências Regionais da Saúde (GERES) de Pernambuco, utilizados para o transporte sanitário e demais procedimentos estratégicos das cidades contempladas. O evento também contou com uma passagem simbólica da chave para a gerente regional de Saúde, Camila de Sena, e à secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
“É claro que com 24 vans não resolvemos tudo, mas nosso objetivo é garantir mais cidadania e dignidade ao paciente, e que as filas de exame e cirurgia possam diminuir no nosso Estado”, declarou a governadora.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS