Doenças Proteína do leite pode colaborar em combate a zika e chikungunya Estudo foi realizado por pesquisadores do Pará e do Rio de Janeiro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/09/2016 23:05 Atualizado em:

Proteína encontrada no colostro pode ser essencial no combate às doenças. Foto: Anton Nossik/Wikimedia/Reprodução
Proteína encontrada no colostro pode ser essencial no combate às doenças. Foto: Anton Nossik/Wikimedia/Reprodução

A proteína lactoferrina bovina, encontrada no leite de vaca, pode ser a nova grande aliada no combate à zika e à chikungunya. Pesquisadores brasileiros realizaram testes in vitro, avaliando a atividade antiviral da proteína.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o pós-doutorando Carlos Alberto de Carvalho, da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas (PA), afirma que é "importante mostrar que, ao menos em princípio, uma única abordagem poderia ter efeito sobre ambos os vírus". O estudo foi realizado em coautoria com cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A lactoferrina se encontra em maior quantidade no colostro, uma forma de leite de baixo volume secretado pelo seio nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Existem evidências de que a proteína também cumpre o papel de proteção durante a amamentação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.