Diario de Pernambuco
Busca

COMPORTAMENTO

Com a idade, os macacos se isolam socialmente, segundo estudo

O isolamento dos macacos é consciente e desejado
Por: AFP

Publicado em: 15/03/2024 10:20 | Atualizado em: 15/03/2024 14:42

O estudo foi realizado pela equipe do DPZ (Crédito: Freepik)
O estudo foi realizado pela equipe do DPZ (Crédito: Freepik)

Os macacos, à medida que envelhecem, restringem seu círculo de relações, embora mantenham as interações com seus congeneres mais leais, segundo um estudo publicado esta semana. 

 

E esse isolamento não é apenas sofrido pelos demais macacos, mas também desejado. 

 

O fenômeno é observado em muitos primatas, inclusive em humanos, embora os humanos sejam capazes de neutralizá-lo, diz o estudo publicado na revista Proceedings B of the Royal Society britânica.

 

O estudo destaca que o tema é relevante ante o rápido envelhecimento da população humana. A ONU calcula que em 2050 cerca de 2 milhões de pessoas terão mais de 60 anos. 

 

A pesquisa, que sugere que preservar as relações sociais na velhice é um fator importante para se manter com boa saúde, não avança nos motivos por trás desse distanciamento. 

 

Está comprovado que, com o envelhecimento, a pessoa "se restringe a um círculo menor de pessoas", disse à AFP o etólogo Baptiste Sadoughi, principal autor do estudo publicado na quarta-feira.

 

Os indivíduos priorizam a qualidade das relações sobre a quantidade, segundo a teoria da seleção socioemocional desenvolvida na década de 1990, explica esse doutor em ecologia do comportamento da Universidade de Göttingen na Alemanha e o Instituto Leibniz para a Pesquisa de Primatas (DPZ). 

 

O problema com os humanos é que os estudos de comportamento se baseiam em mostras transversais, ou seja, misturam grupos de diferentes idade em um mesmo momento, o que inevitavelmente produz vieses. 

 

O estudo realizado pela equipe do DPZ foi seguir longitudinalmente uma população de primatas, os macacos de Assam, durante um período prolongado: o comportamento de 61 fêmeas, de 4 a 30 anos, foi observado durante vários anos entre 2013 e 2021, vivendo em liberdade em uma reserva tailandesa. 

 

MENOS INTERAÇÕES FÍSICAS

 

Os resultados são claros. O isolamento social está aumentando, "com uma redução pela metade do tamanho da rede social média entre uma mulher de 10 anos e uma de 20 anos", de acordo com Sadoughi.

 

Os cientistas mediram esse isolamento com base em práticas de limpeza mútua, a forma preferida de relacionamento nessa espécie de primata.

 

As análises excluem que esse isolamento seja o resultado de uma segregação espacial. 

 

Mesmo na velhice, os macacos mantêm uma proximidade física com seus congeneres. 

 

Seu isolamento é social e relativo e, em parte, deliberado: "o indivíduo que está envelhecendo é responsável por grande parte dessas mudanças, porque ele se aproxima menos dos outros e inicia menos interações físicas". 

 

Mas também é sofrido, pois com a idade, a macaca fêmea "é cuidada por um número cada vez menor de indivíduos". 

 

Entretanto, ela continuará a ser cuidada por seus amigos leais, observa o etólogo. 

 

Ela interagirá cada vez mais "com os indivíduos com os quais interagiu com mais frequência, ou melhor". 

 

Os macacos de Assam estão, portanto, sujeitos a um fenômeno de seletividade social, mas com uma diferença importante em relação aos humanos, pois esses últimos compensam a redução de seu círculo social com interações mais frequentes com seus amigos mais leais. 

 

Sadoughi acredita que essa seletividade social é "uma estratégia para lidar com o envelhecimento, que pode ter existido desde que somos primatas", tanto humanos quanto macacos. 

Tags: humanos | macacos |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL