Exame Pesquisa americana indica que teste de esteira prediz risco de morte

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 03/03/2015 11:56 Atualizado em: 03/03/2015 11:59

Foto: Bruno Peres/ CB/ DA Press
Foto: Bruno Peres/ CB/ DA Press
O resultado de um teste de esforço pode indicar mais que a boa forma física no momento do exame. Depois de analisar dados de 58 mil pacientes, cardiologistas do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluíram que é possível predizer o risco de uma pessoa morrer nos próximos 10 anos por problemas no coração tendo como base o desempenho dela na esteira. Os médicos desenvolveram uma fórmula que leva em consideração a habilidade de se exercitar no equipamento a uma velocidade e uma inclinação crescentes.

Os pesquisadores constataram que, descontada qualquer outra variável, a forma física ruim eleva consideravelmente o risco de óbito em uma década. Pessoas que se saíram muito mal apresentaram risco de 38% de morrer em 10 anos, um percentual que caiu para 2% no caso das que tiveram desempenho excelente. O novo algoritmo foi descrito na edição de ontem da revista Mayo Clinic Proceedings, da Clínica Mayo, e é o primeiro sistema a medir o risco de morte em curto prazo não apenas entre pacientes cardíacos, mas em relação à população em geral. Além disso, o escore independe de exames como eletrocardiograma, geralmente indicados para verificar a saúde do coração.

“A noção de que estar em boa forma física prenuncia um baixo risco de morte não é, de forma alguma, novo, mas queríamos quantificar esse risco precisamente por idade, gênero e nível de aptidão física. Fizemos isso com uma simples equação que não requer outros testes além do exame de esforço”, disse Haitham Ahmed, cardiologista da Universidade de Medicina de Johns Hopkins e principal autor do estudo. Além de idade e gênero, a fórmula considera os batimentos cardíacos alcançados durante o exercício intenso e a habilidade de tolerar o esforço físico, medido pelos chamados equivalentes metabólicos, ou METs, uma indicação de quanta energia o corpo gasta durante o exercício.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL