Operação inverno

Defesa Civil de Pernambuco faz reunião para debater Operação Inverno 2024

Agentes civis de 44 cidades participaram do encontro

Publicado em: 07/05/2024 15:08 | Atualizado em: 07/05/2024 16:34

A Operação Inverno 2024 teve início em janeiro com visitas técnicas nos municípios do Agreste, Zona da Mata Norte,  Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife (Foto: Nathalia Portela)
A Operação Inverno 2024 teve início em janeiro com visitas técnicas nos municípios do Agreste, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife (Foto: Nathalia Portela)
O Governo do Estado realizou uma reunião nesta terça-feira (7) para debater as  ações Integradas da Operação Inverno 2024 junto com os municípios. O encontro foi realizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco e contou com a presença de agentes civis de 44 cidades.

A Operação Inverno 2024 teve início em janeiro com visitas técnicas nos municípios do Agreste, Zona da Mata Norte,  Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. De acordo com a gestão estadual, foram 128 cidades visitadas e orientadas em menos de três meses.
 
No evento desta terça-feira, os agentes civis participaram de  palestras oferecidas pela Sepdec, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Agência Pernambucana de Águas e Climas, Secretaria Estadual de Saúde e Centro Integrado de Operações e Defesa Social.

Essa reunião com todos os municípios e entes estaduais e federais tem o objetivo de integrar para que em caso de uma situação de desastre possamos agir de forma mais rápida e eficiente", explica o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Clóvis Ramalho.

Para o secretário executivo da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, coronel Elton Moura, esta integração é essencial. "Estamos participando desta reunião para conhecermos os entes de outras secretarias e de outros órgãos de defesa civil para que a gente possa unir forças em situação de emergência e nos ajudar", enfatizou.

Também estiveram presentes representantes do Exército Brasileiro, Neoenergia, Marinha, Compesa, Força Aérea do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assistência Social, Combate à fome e Políticas sobre Drogas e Secretaria de Planejamento, Gestão e desenvolvimento Regional do Estado.[
 
Tragédia em 2022 
 
Em maio de 2022, 133 pessoas morreram vítimas de deslizamentos de barreiras e enxurradas após fortes chuvas atingirem o estado. O local mais afetado nas chuvas daquele período foi Jardim Monte Verde, entre os municípios do Recife e Jaboatão dos Gurarapes. Ao todo foram 20 vítimas deste bairro.
 
Desde setembro de 2023, a ordem de serviço para obras de urbanização e contenção de encostas no bairro de Jardim Monte Verde não foi concluída. As obras ainda não tiveram início, mas a previsão é que elas durem 18 meses. Quando foi anunciada pela gestão estadual, as obras iriam beneficiar 1,5 mil pessoas e custariam R$ 62 milhões.
 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL