Desabamento de casas em Olinda deixa 2 mortos, 1 desaparecido e 9 feridos
Principal suspeita é de que explosão de gás tenha causado desabamento
Publicado: 19/10/2025 às 09:58

Casas desabam em Ouro Preto, Olinda. (Foto: Marina Torres/DP Foto)
Ao menos duas pessoa morreram e outras nove ficaram feridas após o desabamento de um conjunto de casas em Olinda, no Grande Recife, na manhã deste domingo (19). Cães farejadores e agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) buscam, neste momento, uma mulher de 69 anos que estaria sob os escombros.
O desabamento aconteceu na Rua Maria Sena Dias, em Ouro Preto, por volta das 7h30, e as causas são investigadas pela Delegacia do Varadouro. Há suspeita de que o acidente tenha ocorrido por causa de uma explosão de gás.
Cláudio dos anjos da Silva, de 40 anos, que estava no pavimento inferior de uma casa, já foi resgatado do local sem vida.
A outra vítima fatal é José de Lima, de 67 anos, que sofreu queimaduras em 90% do corpo. Ele chegou a ser socorrido de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pelo coronel Carlos D'Albuquerque, secretário executivo da Defesa Civil de Olinda.
Resgate
Fabiana Soares Ferreira, de 34 anos, e duas meninas, de 10 e 12 anos, foram resgatadas com vida. Inicialmente, elas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda.
Outras duas mulheres, de 40 e 75 anos, e um homem, de 43, foram resgatados por populares após o desabamento. Fecham a lista de vítimas mais duas mulheres, de 61 e 84 anos, e um homem, de 60, que ficaram presos em uma das residências e precisaram de socorro dos Bombeiros. Eles sofreram escoriações.
Já a vítima que permanece desaparecida é Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, que é cadeirante.
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirma que foram enviadas nove viaturas e 33 bombeiros para a ocorrência. Segundo a pasta, cães de busca também “seguem realizando varreduras na área em busca de possíveis outras vítimas”.
O local foi isolado pela Polícia Militar de Pernambuco, que atua no apoio com quatro viaturas. Equipes da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil de Olinda acompanham os trabalhos de busca e salvamento e devem fazer a avaliação estrutural da edificação posteriormente.
“Uma equipe do Instituto de Criminalística também já se encontra no local para a realização da perícia relacionada à vítima fatal”, afirma a SDS. “Após o encerramento das buscas e a liberação do imóvel pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, será dada continuidade às demais perícias na estrutura.”
A Neoenergia, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, também foi acionada.
Sobreviventes
Por sua vez, o Samu informa ter enviado 14 viaturas para o local, incluindo ambulâncias de suporte avançado. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atua no resgate das vítimas.
Em nota, a Prefeitura de Olinda afirma que direcionou equipes de trânsito, saúde, desenvolvimento social e segurança para atuar em "ações de resgate e suporte necessários ao caso".
"Cinco vítimas foram conduzidas a hospitais da Região Metropolitana e mais cinco moradores conseguiram sair do local", diz a Prefeitura.

