° / °
Vida Urbana
Tentativa de Incêndio

Dupla de suspeitos tenta incendiar ônibus dentro do terminal de Cajureiro, na Zona Norte do Recife

A ação aconteceu por volta das 17h15 da tarde de terça-feira (7), dentro do terminal de Cajueiro; durante ação, suspeitos deixaram uma carta manuscrita denunciando o presídio de Igarassu

Cadu Silva

Publicado: 08/10/2025 às 09:25

Dupla de suspeitos tenta incendiar ônibus dentro do terminal de Cajureiro, na Zona Norte do Recife/Reprodução/Tv Guararapes

Dupla de suspeitos tenta incendiar ônibus dentro do terminal de Cajureiro, na Zona Norte do Recife (Reprodução/Tv Guararapes)

No final da tarde de terça-feira (7), dois homens tentaram incendiar um ônibus dentro do Terminal de Cajueiro, em Olinda, na Zona Norte do Recife. Durante ação, suspeitos deixaram uma carta escrita à mão com denúncias sobre o presídio de Igarassu.

“Estamos sendo esquecidos novamente e a corrupção começou tudo de novo. O chaveiro está obrigando a pagar uma taxa de R$ 10 por preso para faxina, coisa que o governo já manda todos os produtos. Não podemos nem ter sal para botar nas comidas”, diz um trecho da carta.

A mensagem relata ainda castigos físicos contra os presos que não pagam as taxas, supostamente aplicados pelo chefe da segurança da unidade, identificado como ‘Caveirinha’.

“No dinheiro e no B.O., se não pagar, é pau de barrote”, diz a carta. “Pedimos ajuda, um pedido de socorro. Tire esses chaveiros o mais rápido possível. Nos ajude, se não fizer nada vamos virar a cadeia”, conclui.

De acordo com testemunhas, o crime ocorreu por volta das 17h15. A dupla chegou em uma motocicleta e lançou dentro de um coletivo um galão plástico com gasolina e um pano em chamas, caracterizando uma bomba caseira do tipo coquetel molotov. Após a ação, os suspeitos fugiram.

O fogo atingiu apenas um assento do veículo e foi rapidamente controlado por motoristas e passageiros que utilizaram extintores para impedir o avanço das chamas. O galão usado no ataque foi retirado do ônibus e arremessado na rua.

Por causa do ocorrido, as três linhas que saem do terminal com destino ao Derby, ao Centro do Recife e a Campina do Barreto tiveram as operações suspensas, sendo retomadas apenas na manhã desta quarta-feira (8).

Em nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência está sendo investigada pela Central de Plantão da Capital (CEPLANC). "Um inquérito foi instaurado e segue até o esclarecimento do fato", diz a PCPE.

A Polícia Militar informa que houve registro formal da ocorrência e como medida preventiva, viaturas intensificaram as rondas na área de Cajueiro e nos demais terminais da região, com o objetivo de garantir a segurança.

Presídio de Igarassu já foi alvo de operações da Polícia Federal

As denúncias aparecem meses depois de o Presídio de Igarassu ser alvo de duas operações da Polícia Federal, em fevereiro e abril deste ano, que revelaram um esquema de corrupção dentro da unidade.

Na primeira fase da investigação, o ex-diretor Charles Belarmino de Queiroz e sete policiais penais foram presos preventivamente. Outros dois servidores, entre eles uma dentista, também foram alvos da operação.

Em abril, a PF prendeu o ex-secretário-executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização, André de Araújo Albuquerque, após encontrar imagens que o mostram recebendo dinheiro e guardando em uma sacola na sala da diretoria do presídio. A suspeita é de que a quantia se tratasse de propina.

As investigações apontaram que gestores e policiais penais recebiam dinheiro, comida e outros favores em troca da entrada de drogas, celulares, bebidas alcoólicas e até garotas de programa na unidade. Conversas interceptadas pela PF indicam que festas eram autorizadas no local.

O inquérito revela que o esquema operou entre 2018 e 2024, período em que Charles Belarmino chefiava o presídio. Ele e André foram exonerados no fim do ano passado, após o avanço das investigações. Todos os envolvidos foram denunciados ao Ministério Público.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X