Bombeiros anuncia Operação Verão com efetivo de 34 agentes e novas embarcações no Grande Recife
Corpo de Bombeiros atuará em 17 postos, sendo 13 fixos e quatro móveis, de guarda-vidas em Olinda, Recife e Jaboatão
Publicado: 05/09/2025 às 11:12

Operação Verão contará com cerca de 34 agentes e novas embarcações no Grande Recife (Reprodução/SDS)
Com média de 34 profissionais e a chegada de quatro novas embarcações, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) inicia, neste fim de semana, a Operação Verão 2025/2026. A ação começa no feriado de 7 de setembro e se estende até março, período de maior fluxo de banhistas nas praias do estado.
Ao todo, 17 postos de guarda-vidas estarão distribuídos entre Olinda, Boa Viagem (Recife) e Jaboatão dos Guararapes, sendo quatro deles em caráter móvel, equipados com embarcações de apoio. Durante a semana, o número será reduzido para 13 pontos fixos, mas com equipes de cobertura garantida.
As embarcações estarão divididas em duas no Recife, uma em Jaboatão e uma em Olinda. O esquema também terá apoio das Motos de Salvamento Aquático (MSA), dos Botes Infláveis de Salvamento (BIS) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reforçando a agilidade no socorro.
De acordo com o coronel Robson Roberto Couto de Araújo, diretor-geral do CBMPE, a ampliação da estrutura tem caráter preventivo. “A praia deve ser espaço de lazer e descontração. Para isso, pedimos atenção especial às crianças, respeito às sinalizações e moderação no consumo de bebidas alcoólicas. As orientações dos guarda-vidas salvam vidas”, destacou.
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) alerta para a atenção ao banho de mar no litoral Pernambucano. Historicamente, a data leva mais pessoas para as praias, por causa da abertura informal do verão. O alerta também chega em um período de lua cheia, que provoca intensas variações na amplitude das marés, com marés muito altas e muito baixas.
Recomendações de segurança
O CBMPE orienta que os banhistas:
- Escolham maré baixa e áreas próximas aos arrecifes para o banho de mar;
- Respeitem as bandeiras de sinalização;
- Evitem o mar no amanhecer e no entardecer, horários de maior atividade de tubarões;
- Não frequentem foz de rios, águas profundas ou turvas;
- Evitem nadar sozinhos e não utilizem objetos brilhantes;
- Redobrem a atenção com crianças;
- Não entrem no mar em caso de sangramento.

