Sudene e UFPE iniciam estruturação de estudos para retomar trem de passageiros entre Recife e Caruaru
Durante a reunião, realizada nesta segunda-feira (28), também foi discutida a proposta de criação de um novo ramal de cargas ligando as cidades de Petrolina e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco
Publicado: 29/07/2025 às 09:39

Durante o encontro, foram definidos as equipes técnicas, de cada instituição, que irão trabalhar na avaliação da infraestrutura logística e da mobilidade sustentável. (Foto: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene))
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciaram, em reunião realizada nesta segunda-feira (28), a estruturação dos estudos técnicos para retomar o transporte ferroviário de passageiros entre Recife e Caruaru.
Durante o encontro, foram definidos as equipes técnicas, de cada instituição, que irão trabalhar nas áreas de avaliação da infraestrutura logística e de mobilidade sustentável. De acordo com a Sudene, o estudo irá avaliar a viabilidade de um novo traçado ferroviário entre Recife e Caruaru.
"Esta foi a primeira reunião de trabalho do protocolo de intenções que firmamos. Nós definimos as equipes de cada instituição e o escopo do que imaginamos como resultado para este trabalho, que é olhar para a malha ferroviária existente e as alternativas de aproveitamento dela, além de analisar as questões ambientais, sociais e econômicas para que possamos identificar a melhor maneira de viabilizar este equipamento", explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Segundo a Sudene, a proposta de retomada dessa linha férrea está alinhada diretamente a política federal de reativação da malha ferroviária dedicada ao transporte de passageiros, que pode se tornar uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, com menor impacto ambiental e maior regularidade.
Durante a reunião, também foi discutida a criação de um novo ramal de cargas ligando as cidades de Petrolina e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A proposta é analisar tecnicamente a criação desse novo eixo de cargas, que beneficiará o escoamento da produção do Vale do São Francisco e sua integração à ferrovia Transnordestina e aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE).
Segundo a superintendência, a criação desse novo ramal de cargas Petrolina-Salgueiro visa ampliar a competitividade dos produtos regionais e dinamizar a logística interestadual no Nordeste.
"São duas iniciativas importantes não apenas para o futuro de Pernambuco, mas para o futuro do Nordeste. Investir em transporte de passageiros e conectar as cadeias produtivas são ações absolutamente fundamentais", destacou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.
Além dos estudos ferroviários, a reunião tratou de outras frentes da cooperação entre superintendência e universidade nas áreas de revitalização urbana, atividade comercial e fortalecimento do arranjo produtivo da caprinocultura no estado.

