° / °

Vida Urbana
DEPOIMENTO

Ocupantes de carro baleado por PMs durante blitz no Recife são intimados a depor

Uma das vítimas dos disparos foi atingida na coluna e segue sem o movimento das pernas. A vítima fatal, Lucas Brendo, de 29 anos, também foi alvejado. Eles estavam com outros dois amigos em um carro que furou uma blitz na última sexta (11), em Boa Viagem, na Zona Sul

Nicolle Gomes

Publicado: 18/07/2025 às 13:16

 Lucas Brendo, de 29 anos, jovem que morreu após carro em que estava furar blitz/Reprodução/ Redes Sociais

Lucas Brendo, de 29 anos, jovem que morreu após carro em que estava furar blitz (Reprodução/ Redes Sociais )

Foram intimados a depor na Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), os três ocupantes do carro que foi alvejado por policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPTran) na última sexta (11), após o veículo furar uma blitz em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Na ocasião, um dos ocupantes, Lucas Brendo, de 29 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no pescoço.

Além de Brendo, outro rapaz que estava no na parte traseira do veículo, identificado como Lucas Ricardo da Silva, de 25 anos, também foi ferido. A bala atingiu a região inferior da coluna dele e, desde então, ele não está conseguindo movimentar os membros inferiores. Ele deve prestar depoimento à polícia na manhã da próxima terça (22), juntamente com o pai de Lucas Brendo, também foi intimado.

O condutor do veículo, identificado como Tiago Felipe da Silva, e o carona, Samuel Norberto Bezerra da Silva, também foram intimados e vão depor na manhã da quarta (23). As informações foram confirmadas ao Diario pelo advogado dos rapazes e da família de Lucas Brendo.

Queixa

Nesta quinta (17), o advogado dos ocupantes do veículo que furou a blitz, Ernesto Felipe, abriu uma queixa contra os policiais militares envolvidos no caso. Ele esteve na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), na Boa Vista, no Centro do Recife, para formalizar a queixa.

PMs nas ruas

Os policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPTran) envolvidos no ocorrido da última sexta (11) em Boa Viagem ainda estão trabalhando nas ruas. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) por nota.

Questionada pelo Diario, a PM disse que os quatro policiais envolvidos no episódio não foram retirados do serviço operacional. Também informou a investigação está em curso.

 

Relembre

Na última sexta (11), um carro com quatro rapazes que voltavam de uma partida de futebol desobedeceu às ordens de parada durante uma blitz do Batalhão de Trânsito (BPTran), que era realizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Os policiais, então, iniciaram uma perseguição e atiraram várias vezes contra o carro, que só parou quando bateu o meio fio.

Os dois jovens que estavam na parte de trás do veículo foram atingidos pelos tiros. Um dos disparos atingiu Lucas Brendo, de 29 anos, no pescoço. Ele chegou a ser socorrido Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, onde morreu. Lucas Ricardo da Silva, de 29 anos, teve uma bala alojada na região inferior da coluna e ficou gravemente ferido. Até agora, ele ainda não recuperou os movimentos dos membros inferiores.

Na segunda (14), a PM informou que tinha encontrado armas no carro e que os jovens teriam efetuado disparos na equipe do batalhão. A informação foi contestada pelos advogados e parentes dos quatro jovens, que garantiram que eles não estavam armados.

Na terça (15), a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que a corregedoria-geral estava investigando o fato.

Mais de Vida Urbana