Clouds30° / 30° C

Mobilidade

Recife anuncia nova ciclovia que ligará Zonas Sul e Oeste

Divulgação da obra, que já deve ter início este mês, foi feita pelo prefeito João Campos, nesta sexta (4), durante inauguração da nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife

Publicado em: 04/04/2025 14:28 | Atualizado em: 04/04/2025 16:18

João Campos (C) e Sílvio Costa Filho participaram de inauguração de sala multisensorial  no aeroporto  (Foto: Rafael Vieira /DP)
João Campos (C) e Sílvio Costa Filho participaram de inauguração de sala multisensorial no aeroporto (Foto: Rafael Vieira /DP)
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta sexta (4), o projeto de uma nova ciclovia que ligará as Zonas Sul e Oeste da cdade.
 
O gestor repassou as informações durante a inauguração da nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade. 
 
As obras da ciclovia, segundo o chefe do Executivo municipal, devem ter início nos próximos dias.
A meta é fazer um investimento de R$ 5 milhões.

Projeto mostra como vai ficar ciclovia  (Imagem: Prefeitura do Recife )
Projeto mostra como vai ficar ciclovia (Imagem: Prefeitura do Recife )
“A gente está hoje dando a ordem de serviço para, nos próximos dias, já começar uma obra muito esperada, que é a ciclovia da Avenida Mascarenhas de Moraes, que vai ser feita no canteiro central”, afirmou. 

Segundo o prefeito, são 3,7 quilômetros de extensão de ciclovia.
A áre para tráfego de bicicletas vai até a Avenida Mascarenhas de Morais.
 
O projeto prevê também um trecho complementar, que custará mais R$ 3 mihões. 

“Então, vai ser possível sair aqui de bicicleta do aeroporto, passar pela Mascarenhas, pegar em direção à Rua do Araçá, cruzar pela Ponte Júlia Santiago e chegar lá em Areias, do outro lado já na Avenida Recife. Então, conecta com a Avenida Recife no final dela”, explicou João.

Sala Multissensorial

Sala atende pessoas com autismo (Foto: Rafael Vieira/DP)
Sala atende pessoas com autismo (Foto: Rafael Vieira/DP)
A nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife, na zona Sul da capital pernambucana, foi inaugurada nesta sexta.

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. O ato foi conduzido pelo ministro Silvio Costa Filho, titular da pasta. 

A ideia é oferecer mais conforto e inclusão a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente no evento de inauguração.

“Para a gente, é muito especial ver a inauguração desta sala no aeroporto, uma sala muito sensorial que é focada, prioritariamente, nas crianças neurodivergentes, com transtorno do espectro autista e ver um aeroporto que ele cresce, que ele bate recordes de números de passageiros, mas que tem um cuidado com a inclusão”, comentou o líder do executivo municipal do Recife.

O líder da iniciativa, ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre a medida.
 
“Vamos trabalhar para poder fazer um atendimento especial para as pessoas com espectros autistas, para pessoas especiais que precisam de um olhar com a atenção do poder público e do poder privado, até porque a grande obra é sempre poder cuidar das pessoas. Esse é um compromisso de todas as concessionárias do Brasil, nós lançamos um programa nacional, é o primeiro programa de inclusão social nos aeroportos da história do Brasil, e a partir daí a gente espera que todos os aeroportos no Brasil, elas possam ter salas como essa, levando mais do que nunca a dignidade das pessoas", disse o ministro.
 
"As mães, aos pais, e esse apoio é muito importante para a gente tratar cada vez mais as nossas crianças, a nossa juventude, e essas pessoas com muito carinho e atenção. No Nordeste, o Recife é pioneiro. A gente está trabalhando para que no Nordeste todos os aeroportos tenham salas multissensoriais, e a partir daí nós estamos levando esse programa para todo o Brasil, vamos avançar no Sul, vamos avançar no Centro-Oeste, na Amazônia, na região Norte do Brasil, porque é fundamental que a gente possa ter essa pauta como prioridade no Brasil”, complementou.

A Sala Multissensorial no Recife é a segunda unidade do país. A primeira já está em funcionamento no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na modelagem de salas multissensoriais 

Outras cidades, como Campo Grande, Uberlândia, Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba, contam com espaços reservados para passageiros com TEA. Em Marabá, no Pará, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, as áreas estão em fase de implantação.

Estrutura

A sala é projetada para oferecer um ambiente mais confortável e acolhedor para pessoas neurodivergentes e seus acompanhantes durante as viagens, contará com recursos como luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas brancas e almofadas revestidas com tecidos especiais.  

Crianças, adolescentes e adultos com TEA podem entrar com acompanhantes no espaço, que fica no saguão de embarque do Aeroporto.

Umas das crianças com TEA convidadas para o evento foi Juan Douglas Varela, de 10 anos. O garoto comentou sobre como foi ver a sala, já que tem o sonho de andar de avião e o novo espaço alimentou a esperança do menino.

“Aqui tá massa, eu amei muito. Trabalharam muito, fizeram com muito carinho pra mim. Me sentia à vontade, aqui é muito legal”, comentou.

Carla Varela, de 33 anos, mãe de Juan, falou sobre a importância da sala para a comunidade.

“Recebi o convite de comparecer aqui, com essas coisas novas, maravilhosas. Em breve a gente viaja, a academia tem um desconto em passagem e assim, me senti acolhida, porque é maravilhoso, recepcionista, dentro da sala é muito organizado, todos são muito atenciosos. É uma forma de acolher agora todo o Brasil. Eu amei, então o próximo passo é viajar e aproveitar”, relatou a mãe ao Diario.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua