![João Campos (C) e Sílvio Costa Filho participaram de inauguração de sala multisensorial no aeroporto (Foto: Rafael Vieira /DP) João Campos (C) e Sílvio Costa Filho participaram de inauguração de sala multisensorial no aeroporto (Foto: Rafael Vieira /DP)]() |
João Campos (C) e Sílvio Costa Filho participaram de inauguração de sala multisensorial no aeroporto (Foto: Rafael Vieira /DP) |
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta sexta (4), o projeto de uma nova ciclovia que ligará as Zonas Sul e Oeste da cdade.
O gestor repassou as informações durante a inauguração da nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade.
As obras da ciclovia, segundo o chefe do Executivo municipal, devem ter início nos próximos dias.
A meta é fazer um investimento de R$ 5 milhões.
![Projeto mostra como vai ficar ciclovia (Imagem: Prefeitura do Recife ) Projeto mostra como vai ficar ciclovia (Imagem: Prefeitura do Recife )]() |
Projeto mostra como vai ficar ciclovia (Imagem: Prefeitura do Recife ) |
“A gente está hoje dando a ordem de serviço para, nos próximos dias, já começar uma obra muito esperada, que é a ciclovia da Avenida Mascarenhas de Moraes, que vai ser feita no canteiro central”, afirmou.
Segundo o prefeito, são 3,7 quilômetros de extensão de ciclovia.
A áre para tráfego de bicicletas vai até a Avenida Mascarenhas de Morais.
O projeto prevê também um trecho complementar, que custará mais R$ 3 mihões.
“Então, vai ser possível sair aqui de bicicleta do aeroporto, passar pela Mascarenhas, pegar em direção à Rua do Araçá, cruzar pela Ponte Júlia Santiago e chegar lá em Areias, do outro lado já na Avenida Recife. Então, conecta com a Avenida Recife no final dela”, explicou João.
Sala Multissensorial
![Sala atende pessoas com autismo (Foto: Rafael Vieira/DP) Sala atende pessoas com autismo (Foto: Rafael Vieira/DP)]() |
Sala atende pessoas com autismo (Foto: Rafael Vieira/DP) |
A nova Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife, na zona Sul da capital pernambucana, foi inaugurada nesta sexta.
A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. O ato foi conduzido pelo ministro Silvio Costa Filho, titular da pasta.
A ideia é oferecer mais conforto e inclusão a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente no evento de inauguração.
“Para a gente, é muito especial ver a inauguração desta sala no aeroporto, uma sala muito sensorial que é focada, prioritariamente, nas crianças neurodivergentes, com transtorno do espectro autista e ver um aeroporto que ele cresce, que ele bate recordes de números de passageiros, mas que tem um cuidado com a inclusão”, comentou o líder do executivo municipal do Recife.
O líder da iniciativa, ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre a medida.
“Vamos trabalhar para poder fazer um atendimento especial para as pessoas com espectros autistas, para pessoas especiais que precisam de um olhar com a atenção do poder público e do poder privado, até porque a grande obra é sempre poder cuidar das pessoas. Esse é um compromisso de todas as concessionárias do Brasil, nós lançamos um programa nacional, é o primeiro programa de inclusão social nos aeroportos da história do Brasil, e a partir daí a gente espera que todos os aeroportos no Brasil, elas possam ter salas como essa, levando mais do que nunca a dignidade das pessoas", disse o ministro.
"As mães, aos pais, e esse apoio é muito importante para a gente tratar cada vez mais as nossas crianças, a nossa juventude, e essas pessoas com muito carinho e atenção. No Nordeste, o Recife é pioneiro. A gente está trabalhando para que no Nordeste todos os aeroportos tenham salas multissensoriais, e a partir daí nós estamos levando esse programa para todo o Brasil, vamos avançar no Sul, vamos avançar no Centro-Oeste, na Amazônia, na região Norte do Brasil, porque é fundamental que a gente possa ter essa pauta como prioridade no Brasil”, complementou.
A Sala Multissensorial no Recife é a segunda unidade do país. A primeira já está em funcionamento no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na modelagem de salas multissensoriais
Outras cidades, como Campo Grande, Uberlândia, Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba, contam com espaços reservados para passageiros com TEA. Em Marabá, no Pará, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, as áreas estão em fase de implantação.
Estrutura
A sala é projetada para oferecer um ambiente mais confortável e acolhedor para pessoas neurodivergentes e seus acompanhantes durante as viagens, contará com recursos como luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas brancas e almofadas revestidas com tecidos especiais.
Crianças, adolescentes e adultos com TEA podem entrar com acompanhantes no espaço, que fica no saguão de embarque do Aeroporto.
Umas das crianças com TEA convidadas para o evento foi Juan Douglas Varela, de 10 anos. O garoto comentou sobre como foi ver a sala, já que tem o sonho de andar de avião e o novo espaço alimentou a esperança do menino.
“Aqui tá massa, eu amei muito. Trabalharam muito, fizeram com muito carinho pra mim. Me sentia à vontade, aqui é muito legal”, comentou.
Carla Varela, de 33 anos, mãe de Juan, falou sobre a importância da sala para a comunidade.
“Recebi o convite de comparecer aqui, com essas coisas novas, maravilhosas. Em breve a gente viaja, a academia tem um desconto em passagem e assim, me senti acolhida, porque é maravilhoso, recepcionista, dentro da sala é muito organizado, todos são muito atenciosos. É uma forma de acolher agora todo o Brasil. Eu amei, então o próximo passo é viajar e aproveitar”, relatou a mãe ao Diario.