8 de janeiro será marcado por eventos pró-democracia em Brasília e no Recife
Três anos atrás, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em atos antidemocráticos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro
Publicado: 07/01/2026 às 15:23
Em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu e depredou as sedes dos três Poderes - (crédito: AFP) ()
Marcando os três anos do dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em atos antidemocráticos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o dia 8 de janeiro será lembrado nesta quinta-feira com uma série de eventos em defesa da democracia em Brasília e no Recife.
Na capital federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na cerimônia em alusão aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O evento está marcado para as 10h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, e também contará com atividades na área externa. A programação deve reunir autoridades dos Três Poderes e representantes da sociedade civil.
Em nota oficial, o governo federal destacou que a cerimônia, realizada anualmente, tem como objetivo “reforçar os valores da democracia, que sofreu abalo nessa data, em 2023”.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também promove uma programação especial para marcar a data, com o tema “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. Segundo a Corte, os eventos relembram o episódio em que “milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, exigindo um golpe militar, invadiram e depredaram prédios dos poderes na capital da República”.
O tribunal trará ao longo do dia, atividades que incluem exposição, exibição de documentário, rodas de conversa e debates, começando no início da tarde com a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, no Espaço do Servidor do STF.
Em seguida, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, no Museu do STF. O público também poderá acompanhar uma roda de conversa com jornalistas sobre os acontecimentos de 8 de janeiro e seus desdobramentos. O encerramento da programação será com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal.
- Com mais de 1.700 ações penais e 810 condenados, Brasil lembra o 8 de janeiro
- Michelle critica Moraes por demora em liberar ida de Bolsonaro a hospital e fala em 'sangue nas mãos'
- João Campos critica pedido de Impeachment após polêmica de concurso: "oportunismo político"
- 8 de janeiro será marcado por eventos pró-democracia em Brasília e no Recife
- Presidentes do Congresso, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, não participarão de atos pró-democracia do 8 de janeiro
No Recife
Fora de Brasília, atos públicos também estão previstos em outras capitais. No Recife, um evento pró-democracia será promovido pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), com a participação de representantes do Sindsep e de outros sindicatos filiados, além de movimentos sociais, políticos, estudantes e parlamentares.
O ato está marcado para a Rua Sete de Setembro, na esquina com a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da cidade. A previsão é que a mobilização tenha início a partir das 15h, reunindo participantes em defesa da democracia e em memória dos ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023.