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Financiamento coletivo Vencedor do MasterChef desiste de crowdfunding com hambúrguer de R$ 120 a R$ 10 mil A campanha consistia em incentivar doações em dinheiro ao projeto de abrir a hamburgueria, que variavam entre R$ 120 e R$ 10 mil

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/08/2016 16:52 Atualizado em: 26/08/2016 17:05

Young, vencedor do MasterChef, usou o Instagram para explicar a desistência do projeto. Foto: Carlos Reinis/Divulgacao
Young, vencedor do MasterChef, usou o Instagram para explicar a desistência do projeto. Foto: Carlos Reinis/Divulgacao


O vencedor do reality show MasterChef, Leonardo Young, anunciou, nesta sexta-feira (26), que desistiu da campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para a abertura de uma hamburgueria iniciada em sociedade com Bel Pesce e Zé Soares. No seu perfil no Instagram, ele explicou que a desistência ocorreu devido às críticas que recebeu.

O objetivo da campanha era arrecadar R$ 200 mil e os três sócios buscavam incentivar doações em dinheiro para abrir a hamburgueria, cujos valores partiam de R$ 120 e chegavam a R$ 10 mil. Em troca, os apoiadores receberiam recompensas como bonés, camisetas, aulas de culinária e viagens gastronômicas. 

"A campanha de financiamento coletivo será descontinuada e iremos devolver integralmente os valores já arrecadados. Agradecemos o incentivo e apoio das inúmeras pessoas que se identificaram com o projeto e escreveram mensagens tão bacanas de apoio", escreveu na rede social.

Young afirmou que, apesar da mudança nos planos, o projeto de abrir a hamburgueria Zebeléo está mantido. "Temos sede por empreender e o projeto ainda está de pé! Estamos construindo cada detalhe da hamburgueria com muito carinho para em breve lançar a Zebeléo!", disse. O nome da hamburgueria é a união dos nomes dos três sócios.  

Leonardo explicou, ainda, as razões de ter aderido à ideia de colocar a campanha em prática. "O objetivo era utilizar uma ferramenta já consagrada e conhecida mundialmente para a viabilização de negócios com a participação do público de maneira opcional", escreveu. De acordo com Leo, "o financiamento coletivo é uma forma de empreender de maneira colaborativa" e "ao invés de arrecadar investimentos da forma tradicional como o financiamento bancário, as pessoas ajudam a viabilizar projetos pelos quais se encantaram em troca de experiências, produtos ou serviços adquiridos antecipadamente".

Ele também reconheceu que a falta de esclarecimentos sobre o financiamento coletivo colaborou para as críticas. "Reconhecemos que pecamos ao lançar o projeto sem detalhar os princípios e mecanismos deste tipo de ferramenta. Em tempos que tudo que se fala na internet vira polêmica, fizemos questão de vir aqui esclarecer esse mal-entendido", pontuou.
 
Bel Pesce usou a mesma estratégia de Leonardo para explicar a desistência do projeto. "Pensamos muito no compromisso que temos com todos que acreditam no nosso trabalho e nos seguem de perto. Tivemos também uma resposta extremamente positiva daqueles que estiveram mais próximos do projeto, e poderíamos deixar a campanha no ar, mas decidimos que vamos aproximar aqueles que querem estar próximos através de outras maneiras", afirmou ela. 



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