MasterChef MasterChef Profissionais: Ricardo é eliminado depois de servir lombo cru Chefs precisaram recriar prato de restaurante renomado em segundo episódio do reality

Por: Eduarda Fernandes

Publicado em: 12/10/2016 00:44 Atualizado em: 12/10/2016 00:50

Foto: Band/Reprodução
Foto: Band/Reprodução


Após um episódio carregado de pressão, o paulistano Ricardo Bonomi deixou o MasterChef Profissionais por não conseguir concluir a prova de pressão e servir um lombo de cordeiro cru. Neste segundo episódio, os 11 cozinheiros tiveram que replicar um prato do restaurante paulistano Tête à Tête, que recebeu uma estrela no Guia Michelin 2016. Os chefs Gabriel Matteuzzi e Guilherme Vinha mostraram aos competidores como preparar o arroz de bacalhau, um dos destaques do cardápio do estabelecimento. 

O prato escolhido parecia fácil, mas uma emulsão verde que acompanhava o arroz e o peixe confundiu os participantes. Priscylla Luswarghi, por exemplo, identificou alho e aspargo na desgustação - ingredientes que não faziam parte do prato. Já Ricardo Bonomi surpreendeu os jurados ao colocar gelo na sua emulsão. Já nos minutos finais da prova, Priscylla "perdeu" seu peixe, que estava em uma panela com os peixes dos outros participantes. "Não é possível que alguém tenha me sabotado", disse a paulistana. O peixe, na verdade, estava com Ricardo, que o usou por engano. A tensão aumentou quando Izabela Dolabela errou o ponto da emulsão e precisou recomeçar do zero, nos cinco minutos finais. 

Os jurados convidados provaram os pratos e elegeram os melhores da prova: o pernambucano Ivo Lopes, e a paulistana Dayse Paparoto, que foi aprendiz dele. "Nenhum deles merecia estar ali", comentou o também pernambucano João Lima, que, no episódio passado, protagonizou uma discussão com Paola Carosella. Os dois subiram para o mezanino, e ficaram de fora da prova de eliminação. Mas não foram os únicos: após provar os pratos dos participantes restantes, Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella decidiram que Luiz Filipe Jacob merecia se juntar a Ivo e Dayse.

"Termino a prova confiante de que estou entre os melhores", declarou o pernambucano João Lima, minutos antes de descobrir que teria que participar do desafio de eliminação - uma prova de pressão dividida em três etapas. Os chefs tiveram que criar pratos autorais em 20, 15 e 10 minutos a partir de ingredientes surpresa: cogumelos, tomates, ovos, limões sicilianos e lula, além de alguns poucos ingredientes complementares. 

A lula com redução de vinagre balsâmico e mel de Ricardo não empolgou os jurados. Já o creme de cogumelos com lula de Priscylla arrancou elogios de Paola: "eu nunca teria pensando em fazer isso, mas ficou ótimo". O prato dela foi idêntico ao do chef Rodrigo Einsfeld, mas o do carioca pecou ao apresentar uma lula pálida e um creme de cogumelos sem tempero. Os piores comentários foram para a lula e champignon ao molho de mel de Marcelo Verde, que não agradou o paladar de Jacquin: "você não está no caminho certo", comentou o chef francês. "É uma das piores coisas que eu comi na minha vida", completou Paola. Izabela apresentou uma lula recheada com cogumelos e confundiu o paladar dos jurados. "Não entendi nada", declarou Fogaça. A lula empanada e salteada de João, que estava bastante confiante durante todo o programa, foi elogiado por Paola, que julgou o prato balanceado e saboroso.

Priscylla, Dário e João foram resgatados na prova, e Izabela, Rodrigo, Ricardo e Marcelo foram para a prova dos 15 minutos, com os mesmos ingredientes. Marcelo escolheu uma lula salteada com lula, e finalmente ouviu elogios dos jurados. A lula fitelada com limão selado de Fádia Cheiato, que ainda não havia se destacado no reality, encantou o jurados e arrancou comentários positivos de Paola. Izabela apresentou uma lula recheada com cogumelo e tomate e surpreendeu Paola, que comentou que não era uma combinação que ela escolheria, mas que tinha dado certo. Já Jacquin não aprovou, e, ao comentar a acidez do prato, disse que "parece que estou comendo uma torta de limão dentro de uma peixaria". 
 
Os ingredientes mudaram para a prova dos 10 minutos, da qual participaram Rodrigo, Ricardo e Izabela: lombo de cordeiro, maçã, inhame, ovos e couve.  O desespero dos participantes afetou tanto o andamento da prova, que um dos participantes precisou mudar de plano na metade. O lombo de cordeiro com texturas de couve-flor de Rodrigo, apesar de simples, agradou os jurados, e o filé de cordeiro sobre cama de maçã com couve grelhada de Izabela, também. O problema ficou com o prato de Ricardo, o cordeiro selado com inhame e couve - o lombo do chef ficou cru, e o paulistano não seguiu para a próxima etapa.

O vencedor do reality levará R$ 170 mil, além de um automóvel e o troféu de MasterChef Profissional. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30.


Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL