TV MasterChef Brasil: Leonardo é o primeiro homem a vencer o programa "Vocês nos premiaram com a melhor final da história do MasterChef", disse Paola Carossella

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/08/2016 00:59 Atualizado em: 24/08/2016 09:46

Leonardo prepara menu "terra e mar" e ganha o troféu de melhor cozinheiro do Brasil. Foto: Band/Divulgação
Leonardo prepara menu "terra e mar" e ganha o troféu de melhor cozinheiro do Brasil. Foto: Band/Divulgação
Leonardo venceu o MasterChef Brasil, na noite desta terça-feira (23), e levou para casa o troféu de melhor cozinheiro do país. A final do talent show da Band foi digna de todo o burburinho causado pela terceira temporada. A hashtag #MasterChefBR ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter e bateu 1 milhão de menções. "Precisei provar para mim mesmo que eu era capaz", comemorou Leo.

A noite de gala foi comandada por Raul e Marina, direto dos estúdios da Band, em São Paulo, e teve direito a torcida e tapete vermelho. Um estúdio interativo também reuniu convidados e influenciadores digitais para reforçar a presença do programa nas redes sociais. A prévia mostrou a chegada dos finalistas e relembrou a trajetória deles. Marina ainda entrevistou Raquel, eliminada na semifinal, e Izabel Alvares, a vencedora da temporada anterior.

Na cozinha do MasterChef, Ana Paula Padrão apresentou os jurados Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella e deu início a exibição do último episódio. "A gente vai ser exigente. Vocês vão ter que mostrar a perfeição do trabalho para ganhar", adiantou Jacquin. "O troféu MasterChef é como o Oscar. Um símbolo das conquistas de vocês que pode abrir milhares de portas", apontou Paola. 

O desafio era preparar um menu autoral e servir a entrada, prato principal e sobremesa aos jurados. Eles tiveram 45 minutos para fazer a entrada, uma hora para o prato principal, uma para a sobremesa, e apenas cinco minutos de mercado. Os familiares de Bruna e Leo e os ex participantes acompanharam a prova no mezanino.

Bruna criou um menu monocromático, utilizando as cores laranja, verde e rosa para construir os sabores. Já Leo, desenvolveu um menu "terra e mar", com ingredientes como raízes e frutos do mar.

Para a entrada, os dois escolheram vieiras. Foto: Band/Divulgação
Para a entrada, os dois escolheram vieiras. Foto: Band/Divulgação

Durante a exibição, uma enquete mostrava Leo como favorito, com 86% de aprovação, contra 17% para Bruna. Os dois escolheram vieiras para entrada. Leonardo serviu um carpaccio de vieiras e rabanete branco com brotos e vinagrete de cebolinha. "Não tem acidez nenhuma. Faltou um pingo de limão para ficar perfeito", comentou Paola. Já Bruna, fez uma vieira selada na maionese cítrica. "Está com apresentação de restaurante chique. A técnica e conceito certos, mas faltou contraste na acidez", exigiu a jurada.

A torcida no mezanino estava evidentemente apoiando Bruna. Isso deixou Leo mais nervoso no decorrer da prova. Para o prato principal, Bruna fez um carré de cordeiro com purê de ervilha, musgo de ervas frescas e picles de maça verde. Jacquin comeu o prato inteiro e elogiou: "O ponto perfeito e muito bem temperado". "O ponto do cordeiro não poderia ser melhor. Mas sinto falta do molho que vem abraçar todo mundo junto”, analisa Paolla.

Leo optou por uma receita de barriga de porco ao molho de missô. "O ponto está desmanchando, a carne está macia. Durante as provas você foi se moldando e conseguiu mostrar seu potencial. Parabéns”, comenta Fogaça. "Dá para sentir uma coisa de raiz com essa cenoura. E o ponto está extraordinário", disse Paolla. "Vocês nos premiaram com o melhor menu degustação na história do MasterChef”, agradeceu a chef. 

Bruna fez um carré de cordeiro e Leo escolheu a barriga de porco. Ambos acertaram o ponto da carne. Foto: Band/Divulgação
Bruna fez um carré de cordeiro e Leo escolheu a barriga de porco. Ambos acertaram o ponto da carne. Foto: Band/Divulgação

A última etapa foi a sobremesa, o prato que poderia definir o resultado final da competição. Bruna tinha certa vantagem, por ter mais experiência com confeitaria. Ela fez uma panna cotta de beterraba, enquanto Leonardo serviu ovos nevados com creme inglês.

Na avaliação, os jurados não gostaram da apresentação e criticaram a receita. "A sobremesa não está a altura do trabalho. Está muito doce. Esse prato não me conquistou”, apontou Jacquin as falhas de Leo. Bruna serviu uma torta gelada de beterraba, explorando a tonalidade rosa no prato. A receita também recebeu críticas. "A ideia foi muito inteligente, mas ter ousadia na final não é algo muito bom. Essa é a sobremesa da Barbie. Faltou equilíbrio”, criticou Jacquin. "Vocês começaram com nível muito bom. Para ambos a sobremesa deu uma leve caída", lamentou Fogaça.

Para celebrar a popularidade do talent show nas mídias digitais, o programa quis homenageou as redes que o propagou e exibiu um especial com o apanhado dos melhores momentos, as piadas e os memes que repercutiram no decorrer do programa. "Nós anunciamos o vencedor do ano passado pelo Twitter. Dessa vez, a gente traz o Twitter para dentro do programa”, explicou Ana Paula.

Apesar de menu caprichado, finalistas não agradaram com a sobremesa. Foto: Band/Divulgação
Apesar de menu caprichado, finalistas não agradaram com a sobremesa. Foto: Band/Divulgação


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL