Televisão MasterChef Profissionais: pernambucano leva esporro de Paola em estreia cheia de tensão Reality teve três eliminados logo no primeiro episódio

Por: Eduarda Fernandes

Publicado em: 05/10/2016 00:22 Atualizado em: 05/10/2016 00:41

Reality começou com 14 cozinheiros com experiência em restaurentes. Foto: Band/Reprodução
Reality começou com 14 cozinheiros com experiência em restaurentes. Foto: Band/Reprodução


A primeira edição de MasterChef Profissionais já começou com eliminação tripla. A estratégia é necessária, já que a temporada será mais curta se comparada às outras: terá apenas 11 episódios. E os 14 candidatos mal tiveram tempo de chegar à cozinha do reality antes das provas começarem.

A equipe foi dividida em dois grupos, e um sorteio definiu o tema do primeiro grupo (formado pelos pernambucanos Ivo Lopes e João Lima, além de Rodrigo Einsfeld, Priscylla Luswarghi, Fádia Cheiato, Dayse Paparoto e Eliane Carvalho) - pratos clássicos. Ivo ficou a cargo de sortear o prato que o sete participantes deveriam recriar, e o escolhido foi talharim à carbonara.

As dificuldades começam a surgir logo no início da prova. Por serem cozinheiros com experiências em restaurantes (ao contrário das edições passadas, que contemplaram amadores), a pressão aumenta. O jurado Erick Jacquin protagonizou a primeira saia-justa do episódio, ao dar uma bronca em Dayse por ter deixado a bancada repleta de panelas sujas. "O chef Laurent (com o qual Dayse trabalhou por um ano) ensinou você a deixar as coisas assim? Ou ele era organizado?", perguntou o chefe.

Jacquin não gostou da bagunça de Dayse. Foto: Band/Divulgação
Jacquin não gostou da bagunça de Dayse. Foto: Band/Divulgação

João ousou com um capelete de ricota e avelã, e não convenceu os jurados, que acharam que o prato do pernambucano não pôde ser classificado como uma releitura da carbonara. Já Ivo, que tem mais de 25 anos de carreira como chef, fez um fetuccini à carbonara com aspargo e espuma de queijo de cabra e recebeu elogios de Paola e Jacquin. A paulista Priscylla fez um ravioli de bacon e panceta, e recebeu reclamações tanto pelo sabor quanto pela apresentação do prato. Fádia não empolgou com o duo de trouxinha à carbonara, julgado por Fogaça e Jacquin como muito gorduroso. Eliane, que enquanto fazia o prato se cortou e precisou interromper o preparo para ser atendida por um enfermeiro, apresentou uma carbonara leve com tomate e não agradou. E Rodrigo, com um ravioli de presunto cru e pecorino, recebeu críticas pela apresentação e pelo recheio do ravioli. Fádia, Dayse, Pryscilla e Ivo foram julgados os melhores da prova, com Ivo saindo como o vencedor. Rodrigo, João e Eliane foram os piores, e Eliane, formada pela Le Cordon Bleu Paris, foi a primeira eliminada do reality.

Os sete candidatos que ficaram no mezanino na primeira prova cozinharam na segunda, com um tema diferente - técnicas da cozinha mediterrânea. Eles foram desafiados a preparar um peixe - limpar, tirar as escamas, e apresentá-lo da melhor maneira possível. O que era para ser uma prova fácil deu trabalho desde o início - alguns dos participantes sequer conseguiram tirar as escamas e o filé do peixe de forma satisfatória. 
 
Dário apresentou o peixe com alcachofra e tomate grelhado, e foi bastante elogiado pelos jurados, que destacaram o profissionalismo e a técnica do paulista. Ricardo, que levou uma bronca de Paolla pela postura na cozinha, fez um prato que chamou de Horta do Mediterrâneo, repleto de legumes defumados, e não convenceu Jacquin, que chamou a invenção de "PF da Provença". Izadora escolheu uma corvina grelhada com tomate assado, e, além de não conseguir retirar as espinhas do peixe, foi aconselhada por Paola a "fazer algo mais", já que o prato parecia "comida de hospital". Marcelo fez um peixe com camarão defumado e purê de berinjela, e ouviu de Jacquin que não era o tipo de prato que seria servido em restaurante. Luiz Felipe fez uma surpresa do mar (corvina com veloutée), e dividiu opiniões entre os jurados. Fernanda escolheu um peixe grelhado com purê de batata-baroa e farofa de castanha-do-pará, e foi acusada de não ter seguido as diretrizes da prova. Já Isabela fez filé de corvina recheado com camarão e foi elogiada pelo tempero e elegância do prato, mas errou o ponto do peixe e não soube limpá-lo direito. Luiz Felipe e Dário foram os melhores da prova, e Dário ganhou a segunda etapa do episódio. Isabela e Ricardo continuaram na competição, apesar de não terem apresentado pratos satisfatórios. Izadora, Marcelo e Fernanda ficaram entre os piores, e Fernanda foi a segunda eliminada do dia.
 
A prova final juntou os quatros piores colocados das anteriores e foi, sem dúvida, a mais difícil: a prova de serviço. Os participantes precisaram servir os jurados do X Factor e 30 convidados, com entrada, prato principal e sobremesa. Com dois menus diferentes e Paola Carosella como chefe de cozinha, a equipe teve duas horas para a mise en place e mais uma hora para o serviço em si. No primeiro menu, a entrada era texturas de beterraba, vitela como prato principal e cheesecake de sobremesa, e no segundo, ceviche à brasileira, camarão ao champagne e trio de chocolate, respectivamente.
 
O tempo, como sempre, correu conta os participantes, que por pouco não estavam prontos quando os convidados começaram a chegar. A desorganização da cozinha era tanta que Jacquin chegou a comentar que seria melhor "pedir delivery". Ivo e Dário, vencedores das provas anteriores, tiveram que ser chamados para ajudar a equipe a administrar o tempo, o que causou desconforto em Izadora, que não aceitou receber ordens de Ivo e acabou chorando. "Mas a sobremesa é trio de chocolate ou torta de climão?", comentou um espectador no Twitter. Mais uma saia-justa no episódio quando Paola aconselhou João a não seguir determinada técnica na sobremesa, e ele a interrompeu, dizendo que o prato ficaria pronto do jeito dele. "Quando o chefe de cozinha fala, os outros escutam", reclamou Paola. Os problemas entre Paola e João só aumentaram durante o serviço, com a jurada precisando levantar a voz para estabelecer hierarquia várias vezes. A situação dos pratos não estava melhor: teve camarão sem tempero, vitela crua e mousse congelado. "Faz mais de 15 anos que eu não vejo um serviço tão espantoso assim", comentou Paola. A prova, no entanto, foi realizada no tempo certo.
 
A terceira e última eliminada da noite foi Izadora, que não apresentou controle emocional para aguentar a pressão de uma cozinha. MasterChef Profissionais é exibido na Band todas as terças, às 22h30, e no Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 19h30. 
 
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL