TV Boa audiência das séries policiais revela fascínio do público sobre tramas investigativas Segunda temporada de NCIS: Nova Orleans estreia neste sábado, às 22h25, no A&E

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 27/08/2016 16:00 Atualizado em: 26/08/2016 16:58

Terceira temporada do spin-off estreia este mês nos EUA. Foto: A&E/Divulgação
Terceira temporada do spin-off estreia este mês nos EUA. Foto: A&E/Divulgação
Enquanto a realidade parece imperfeita, com crimes sem solução e injustiças no sistema judiciário, assistir a uma série de TV em que a lei funciona traz sensação de conforto aos telespectadores. Talvez seja essa uma das explicações para o sucesso de programas que acompanham o dia a dia de investigadores e policias, como NCIS: Nova Orleans, que estreia a segunda temporada amanhã, às 22h25, no A&E.

A atração é um dos produtos derivados da NCIS original, atualmente na 13ª temporada e renovada para mais duas. A produção figura no segundo lugar entre as mais vistas da televisão aberta norte-americana. Já o spin-off ambientado em Nova Orleans alcançou o quarto lugar entre as mais vistas na temporada 2015/2016. O ranking inclui ainda Criminal minds, no oitavo lugar do top 10.

Outro ponto que ajuda explicar o sucesso de séries criminais está no formato adotado pela maioria delas, de episódios fechados em si. Embora as histórias de pano de fundo e dramas dos personagens perpassem as temporadas por inteiro, é fácil acompanha os capítulos sem conhecimento prévio da trama, o que é impossível em séries como Game of thrones ou Orange is the new black, por exemplo.

E não são só os investigadores e policiais da ficção que despertam a atenção da audiência. Histórias de ocorrências reais são mote de programas como American crime e American crime story, ambas em formatos de antologia, explorando uma única investigação por temporada. Reality shows policiais também são um filão explorado por emissoras, inclusive em produções nacionais, como No rastro do crime (+Globosat) e P.O.L.I.C.I.A (AXN), focada na atuação das polícias militar e civil.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL