Arte Exposição do cartunista Ziraldo entra em temporada na Caixa Cultural Criador do Menino Maluquinho estará presente na abertura da mostra, no dia 16 deste mês

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/03/2016 10:45 Atualizado em:


Artista receberá fãs da Orquestra Criança Cidadã. Foto: Caixa Cultural/Divulgação
Artista receberá fãs da Orquestra Criança Cidadã. Foto: Caixa Cultural/Divulgação

A exposição Pererê do Brasil, do jornalista, cartunista e escritor mineiro Ziraldo, entra em cartaz a partir do dia 16 deste mês na Caixa Cultural Recife. O artista estará presente na abertura da mostra. No dia seguinte, ele recebe fãs mirins da Orquestra Criança Cidadã em visita guiada à exposição.

Clique e confira o roteiro de exposições do Divirta-se


A mostra é inspirada na Turma do Pererê, criada por Ziraldo. Os personagens, que por sua vez são inspirados em lendas do folclore brasileiro, apareceram pela primeira vez na revista O Cruzeiro, em período de 1960 a 1964. Além de memorabília e exposição de desenhos originais, haverá ainda homenagens a outros personagens criados por Ziraldo.

As visitações seguem até o dia 8 de maio, quando a exposição segue para Brasília e Fortaleza.

Ziraldo

Nascido em outubro de 1932, Ziraldo criou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, a Turma do Pererê, publicada de 1959 a 1964. Com o fim da publicação para a garotada, o multiartista mineiro passou a buscar novas maneiras de ganhar o pão. Começou a fazer capas de cadernos, cartazes, inclusive de cinema – chegou a criar cerca de 400 –, foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, e escreveu seu primeiro livro infantil, Flicts, em 1969.

A criação de O Menino Maluquinho, seu personagem mais icônico, remonta aos tempos do Pasquim. Corria o ano de 1980 e o autor comentou sobre a distância entre as gerações e o mito de que os filhos não se entendiam mais com os pais. Ziraldo citou seu exemplo e de vários amigos e de como mantinha uma boa relação com seus filhos e discorreu sobre como se deveria tratar uma criança.

SERVIÇO

Exposição Pererê do Brasil, de Ziraldo
Quando: Visitação de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h
Entrada gratuita

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL