Lista Rock in Rio 30 anos: 30 fatos marcantes da história do festival Evento entra no último fim de semana com shows de Rihanna, Katy Perry e A-ha

Publicado em: 25/09/2015 10:50 Atualizado em: 25/09/2015 10:59


Show da banda britânica Queen na edição de 1985 é um dos mais elgoiados da história de fetival. Foto: Rock in Rio/Arquivo
Show da banda britânica Queen na edição de 1985 é um dos mais elgoiados da história de fetival. Foto: Rock in Rio/Arquivo


Com Katy Perry, Rihanna, a-ha e Sam Smith, o Rock in Rio 2015 entra no último fim de semana. O Viver reuniu 30 fatos marcantes das seis edições do festival, ao longo de 30 anos, como o icônico show da banda inglesa Queen, em 1985. Confira:


1 - O show da banda britânica Queen na primeira edição (1985) é considerado por muitos o melhor da história do festival. Freddie Mercury e companhia vinham pela segunda vez ao Brasil com hits como Radio Ga Ga e I Want to Break Free. Mas foi a balada Love of My Life que ganhou os corações dos brasileiros, sendo cantada em uníssono no show, emocionando a banda.

2 - O artista Ney Matogrosso foi o responsável pelo primeiro show da história do festival, em 11 de janeiro de 1985. Ele antecedeu Erasmo Carlos, Baby Consuelo e os internacionais Whitesnake, Iron Maiden e Queen.



3 - O terreno da Cidade do Rock, local da primeira edição, virou um enorme lamaçal já nos primeiros dias. O impressionante é que pedaços dessa mesma lama podem ser adquiridos na loja oficial do festival.

4 - O cantor de heavy metal Ozzy Osbourne também foi uma das atrações mais aguardadas da primeira edição. Ele chegou ao Brasil em meio ao polêmico episódio no qual ele mordeu a cabeça de um morcego vivo no palco. O episódio rendeu uma cláusula no contrato que proibia Ozzy de interagir com animais no palco. No show, alguns fãs jogaram uma galinha para o cantor, que simplesmente acariciou o animal.

5 - Em 1991, o polêmico Lobão chegou a abandonar o show após tocar por seis minutos. Acontece que o músico se apresentaria na mesma noite dos pesados Megadeth, Queensryche, Judas Priest e Guns N' Roses. O show do músico ocorreu logo depois do Sepultura. Os metaleiros não perdoaram, xingando e arremessando objetos no palco. Lobão saiu do desferindo xingamentos contra a plateia. O show durou seis minutos.

6 - Quem também passou maus bocados no palco do Rock in Rio foi Carlinhos Brown. Na edição de 2001, ele se apresentou na mesma noite de Guns N' Roses, Oasis e Papa Roach. O axé do músico não agradou os roqueiros, que começaram a jogar garrafas plásticas em Brown. Para piorar, ele ainda desafiou o público, indo até perto da grade e proferindo "O que vem de baixo não me atinge!".



7 - Em 1985, o AC/DC era uma das bandas de rock pesado mais populares do mundo. Os shows incluíam equipamentos como canhões de luz, fogos, e um sino de mais de uma tonelada, usado somente em uma música. A estrutura de palco do festival não aguentou o peso do equipamento. A solução foi usar o jeitinho brasileiro. Os produtores encomendaram uma réplica de gesso idêntica ao original, com o som das badaladas saindo do sistema de PA do evento. A banda nem percebeu.

8 - Show nacional mais elogiado da primeira edição (1985), o grupo Barão Vermelho, na época ainda liderado por Cazuza, se apresentou em 15 de janeiro de 1985, mesmo dia em que Tancredo Neves era eleito primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar. Durante performance de Pro dia nascer feliz, Cazuza fez discurso que entrou para a história. "Que o dia nasça feliz feliz pra todo mundo, com um Brasil novo".

9 - O cantor country James Taylor cita a apresentação no primeiro Rock in Rio como um dos momentos mais importantes da carreira. Após sucesso nos anos 1970, ele vivia em um momento difícil, tanto na carreira como na vida pessoal, quando se divorciou da cantora Carly Simon. A boa recepção do público, que encheu a Cidade do Rock, deu novo fôlego a Taylor, que retribuiu o carinho com a balada Only a dream in Rio.

10 - Exigências de camarim costumam ser bizarradas, mas em 1991, na segunda edição do festival, o cantor pop Prince surpreendeu. Ele pediu à organização 700 toalhas brancas. Os produtores tiveram que se virar nos 30 para conseguir. E no fim, quantas ele usou? 50.



11 - Rock 'n' Roll, Lama e... Nudez. Na terceira edição do evento, em 2001, quem causou foi o baixista Nick Oliveri, do Queens of the Stone Age. A então desconhecida banda do vocalista Josh Homme se apresentou na noite pesada do evento. Oliveri subiu ao palco completamente nu, com o baixo cobrindo as partes íntimas. Após o show, ele foi encaminhado a uma delegacia, onde teve que prestar esclarecimentos. Segundo Nick, ele se inspirou no carnaval carioca.

12 - A terceira edição do Rock in Rio também teve um pouco de Pernambuco. Também em 2001, a banda Nação Zumbi se apresentou na Tenda Brasil do evento, apresentando turnê de Rádio S.Amb.A, primeiro de inéditas após a morte de Chico Science. No palco principal, o hardcore do Sheik Tosado, do vocalista China, também agradou os headbangers.

13 - Uma imagem que se tornou icônica no primeiro Rock in Rio (1985) foi a do guitarrista Matthias Jabs, do Scorpions, tocando com uma guitarra em formato de América do Sul.

14 - Quem teve um aniversário Rock in Rio foi Dave Grohl, vocalista e guitarrista do Foo Fighters. A banda se apresentou na edição de 2001, no dia do aniversário do músico. No palco, ele foi saudado pelos colegas de banda e até pela brasileira Cássia Eller, que trouxe um bolo com velinhas e tudo.



15 - A passagem do Queen em 1985 rendeu uma entrevista histórica com a repórter Glória Maria, da TV Globo. Ao ser recebida por Freddie Mercury em um hotel no Rio de Janeiro, Glória fez perguntas primeiro em inglês, e foi respondida pelo cantor, e momentos depois, repetiu a mesma pergunta em português. Freddie, entendendo as perguntas em português, resolveu trollar a repórter, mudando de resposta a cada repetição.

16 - Em 2004, o festival atravessou o oceano e ganhou a primeira edição internacional em Lisboa. Desde então, a marca já se expandiu por Espanha e Estados Unidos.

17 - A primeira edição do Rock in Rio Las Vegas, aliás, contou com elogiada apresentação da Spok Frevo Orquestra, que se apresentou no espaço Rock Street, dedicado aos diferentes sons do mundo.

18 - Apesar da fama de encrenqueiro, o vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, demonstrou simpatia na passagem pelo segundo Rock in Rio, em 1991. Antes do show da banda, nos bastidores, Rose pediu que fosse servida uma macarronada para ele e sua equipe, mas momentos depois, quando descobriu que todos haviam voltado para o hotel, ele não se fez de rogado e chamou toda a equipe de limpeza e segurança do Estádio do Maracanã para comer.



19 - Em 2001, o Rock in Rio assumiu postura sustentável e adotou o lema "Por Um Mundo Melhor". Durante coletiva de imprensa do festival, os irmãos Noel e Liam Gallagher, do Oasis, resolveram aproveitar e alfinetar o Guns N' Roses, que também se apresentaria no evento. Questionados sobre como seria um mundo melhor, os irmãos afirmaram: "Um mundo sem armas nem rosas".

20 - Na edição de 2011, um dos shows de abertura foi da musa do axé baiano Claudia Leitte. Tudo normal, não fosse por um detalhe no fim do show. Em determinado momento, a cantora se sustentou em cabos, que deveriam fazê-la voar pelo palco. Por algum problema técnico, no entanto, a acrobacia não deu certo, e a cantora ficou pendurada, balançando e esperando ser socorrida.

21 - Na edição 2013, o veterano Bruce Springsteen levou a sério o grito de "Toca Raul!" e iniciou show com o clássico Sociedade Alternativa, para delírio do público.

22 - Após show no Rock in Rio II (1991), a banda de rock Faith No More ficou tão popular no Brasil que muitos consideram o show deles melhor que o da principal atração da noite, Guns N' Roses. O sucesso abriu caminhos para a banda no país, eles chegaram a se apresentar até no Recife, em 1991. A apresentação no Geraldão contou com músicas do então inédito disco Angel Dust (1992).

23 - Apesar de ocorrer bem no ápice da popularidade do rock nacional, o primeiro Rock in Rio deixou alguns nomes de peso de fora como Legião Urbana, Titãs, Lobão e Ultraje a Rigor. A Legião foi homenageada pelos colegas Paralamas do Sucesso, também de Brasília. O trio interpretou versão da música Química, composta por Renato Russo.



24 - O sucesso do primeiro Rock in Rio inspirou a realização de mais festivais de rock no país, com destaque para o Hollywood Rock, que trouxe nomes como Simple Minds, Smashing Pumpkins, Nirvana e Red Hot Chili Peppers.

25 - O Guns N' Roses voltou ao Rock in Rio dez anos depois da terceira edição, em 2011. Eles se apresentaram em noite que contou com Pitty, Detonautas, Evanescence e System of a Down. A banda, no entanto, demorou quase 3 horas para subir ao palco. Os apresentadores do Multishow, que faziam a transmissão ao vivo, penaram para segurar a onda. O show acabou com o Sol raiando.

26 - Na noite pop do Rock in Rio 2001, a então estrela teen Britney Spears causou polêmica por usar playback na apresentação, sendo criticada por fãs e imprensa.

27 - Também na edição de 2001, cinco bandas brasileiras que estavam escaladas no line up promoveram um boicote coletivo ao festival. O motivo teria sido o tratamento diferenciado dado às atrações internacionais. As bandas foram o Raimundos, Charlie Brown Jr., Cidade Negra, Skank e Jota Quest.

28 - Os já citados Paralamas do Sucesso foram uma adição de última hora ao line up do primeiro Rock in Rio. Sem tempo de trazer uma estrutura de cenário para o palco, a banda levou dois vasos de palmeiras e algumas samambaias para decoração.

29 - Os pernambucanos da Nação Zumbi já participaram de três edições do Rock in Rio. Nas últimas duas, em 2011 e 2015, eles dividiram o palco com artistas consagrados, como Tulipa Ruiz e Lenine.

30 - O festival já tem uma sétima edição garantida para 2017. Um cartão especial, que dá direito a prioridade na venda dos ingressos, já é comercializado nos estandes do festival, chegando a atrair filas enormes.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL