Clouds26° / 27° C

DP SOCIAL

Aria Social: um espaço onde a ''arte é um meio e um fim transformador''

Com mais de 20 anos de atuação, o Aria Social promove transformação em diversas famílias através da arte

Publicado em: 12/02/2025 06:00 | Atualizado em: 11/02/2025 22:59

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
“A arte é um meio e um fim transformador. Estamos dizendo a cada um de nossos alunos que ele é capaz de ser o ator e o autor da sua própria vida”, diz Cecília Brennand, diretora do Aria Social, sobre a importância de formar não apenas artistas, mas também cidadãos conscientes de seu potencial transformador.

O Aria Social é uma instituição que, ao longo de mais de 20 anos, tem sido um verdadeiro farol de transformação para milhares de jovens e suas famílias em Pernambuco.

Localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o projeto é um espaço vibrante onde a arte – em suas diversas formas – se torna uma poderosa ferramenta de inclusão, educação e profissionalização.
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand, o Aria teve, desde sua origem, um propósito claro: democratizar a arte e proporcionar um ambiente acessível, acolhedor e inspirador para crianças, jovens e adultos de comunidades carentes. Inicialmente, o projeto funcionava como o Aria Espaço de Dança e Arte, mas em 2004, transformou-se em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), passando a se chamar Aria Social.

Durante esses anos, o projeto tem se destacado pelo seu compromisso com a educação através da arte, oferecendo cursos e atividades que abrangem a dança clássica, contemporânea e popular, música, teatro, empreendedorismo e inclusão social. 

Com cerca de 10 mil alunos atendidos, o Aria Social se tornou um ponto de referência para aqueles que buscam uma formação completa, tanto artística quanto humana.

A diretora geral do projeto, Cecília Brennand, é a grande responsável por essa jornada de transformação. Com uma visão clara sobre o papel da arte na sociedade, ela afirma: “Nosso papel é promover a transformação humana através da Arte-Educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”. Ela ainda complementa destacando que a principal meta do Aria Social é proporcionar oportunidades para que os alunos se tornem profissionais em suas áreas, mas, principalmente, se tornem cidadãos comprometidos com a dignidade e com a arte.

Mais de 60% dos alunos que concluíram o projeto ingressaram em cursos superiores, enquanto outros se tornaram professores, artistas e empreendedores.
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Um dos marcos do Aria Social é a criação, em 2022, do Curso Técnico em Dança, o primeiro de Pernambuco reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de três anos tem sido um ponto de virada para aqueles que buscam uma formação técnica sólida, com carga horária de 1.200 horas, além de propiciar aos alunos uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho artístico. 

“Formar bailarinos e músicos exige técnica, tempo, recursos e convencimento da relevância dessa formação. Mas, aos poucos, conseguimos consolidar esse trabalho e tornar a formação técnica em dança uma realidade”, comenta Cecília.

Outro projeto de grande relevância dentro do Aria Social é a Casa de Maria, criada com o objetivo de empoderar as mães dos alunos através do artesanato. Criada em 2017, a Casa de Maria oferece oficinas de crochê e outras técnicas de artesanato, promovendo a geração de renda e a inclusão dessas mulheres em uma jornada de transformação e empreendedorismo social.

A instituição conta com uma taxa de 87% de aprovação escolar entre seus alunos e 60% deles ingressam em universidades. Além disso, 95% dos participantes aprendem a tocar um instrumento musical, e a participação nos espetáculos de encerramento atinge 99%. Esses números comprovam o impacto positivo do projeto, que vai além da formação artística, alcançando também a educação “formal”.

O Aria Social é mais do que um projeto de arte-educação onde o talento e a arte se encontram com o compromisso social.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua