CHUVAS

Apac eleva nível de alerta de chuva; veja previsão

Agência renovou o alerta de chuvas divulgado nesta madrugada (14)

Publicado em: 14/06/2024 15:46 | Atualizado em: 14/06/2024 16:10

O Inmet também alertou para chuvas fortes na região (Cortesia)
O Inmet também alertou para chuvas fortes na região (Cortesia)

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) elevou o nível do alerta de chuva divulgado na madrugada desta sexta-feira (14).

 

Agora, a agência indicou "estado de atenção" e informou a "continuidade das chuvas com intensidade moderada a forte até o sábado (15)".

 

As regiões Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte devem ter chuva com intensidade forte.  Para o Agreste, permanece a previsão de precipitação moderada.

 

Ainda segundo a Apac, os maiores acumulados de chuva foram registrados nos municípios de Barreiros (68.3 mm), Tamandaré (51.2 mm) e Itapissuma (50.1 mm)

 

A Apac tem três níveis de avisos meteorológicos:

 

Estado de observação (amarelo)

 

Emitido quando as estações identificam o acumulado de chuvas superior a 30 mm em no mínimo 4 postos em um espaço de tempo de até 3 horas, ou os modelos de previsão mostram algum risco baixo a moderado, com perspectiva de chuvas isoladas e redução gradual da intensidade.

 

Estado de atenção (laranja)

 

Durante o estado de atenção são esperadas chuvas mais significativas, de intensidade moderada a forte, com potencial de ultrapassar os 50 mm. Com risco moderado a alto de ocorrência de um sistema severo em algumas áreas e de forma mais isolada em outras regiões.

 

 

Estado de alerta (vermelho)

 

São emitidos quando há a possibilidade de ultrapassar os 100 mm de chuva e nível de risco alto para acontecimentos de fenômenos climáticos extremos e mais generalizado.

 

AVISO HIDROLÓGICO 

 

A Apac ainda divulgou um aviso hidrológico, que monitora a situação dos rios do estado.

 

Segundo a agência, o Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, atingiu a cota de alerta. Os municípios de São Benedito do Sul, Jaqueira e Maraial devem permanecer em ateção devido a possibilidade de inundação, avisa a Apac. 

 

INMET REFORÇA ALERTA DE CHUVA

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de acumulado de chuvas para o os litorais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

De acordo com o instituto, o aviso, que tem grau de severidade "perigo", tem início às 21h desta sexta-feira e final às 23h59 do sábado (15). 

Tags: inmet | apac | pernambuco | recife | chuva |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL