Diario de Pernambuco
Busca

SERVIÇOS

Unicap promove evento com serviços gratuitos à população

A Semana de Integração conta comprogramação organizada em 11 polos, nas áreas de saúde e cidadania

Publicado em: 17/10/2023 07:49 | Atualizado em: 17/10/2023 08:01

Entre os atendimentos, até sexta-feira, estão aferição de pressão arterial, terapias integrativas e fisioterapia, entre outros (CRÉDITO: RÔMULO CHICO/ DP)
Entre os atendimentos, até sexta-feira, estão aferição de pressão arterial, terapias integrativas e fisioterapia, entre outros (CRÉDITO: RÔMULO CHICO/ DP)

A Universidade Católica de Pernambuco está promovendo ao longo desta semana uma série de atividades e atendimentos gratuitos paraa população. A abertura da 21ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs) foi realizada na manhã de ontem, com show do cantor Silvério Pessoa e Percy Marques e participação do saxofonista Alexandre D’lamari. O evento terá uma programação diversificada organizada em onze polos: Cidadania, Cultural, Discursivo, Esportivo, Extensão, Geek, Literarte, Pernambucanidaes e Gastronômico, Saúde e Rádio ao Vivo/Voluntariado. 

 

Além disso, também serão oferecidas palestras, oficinas, minicursos, apresentações culturais, uma feira de empreendedorismo e muita prestação de serviço ao público. “É uma semana que faz parte da Unicap, que está presente há 80 anos no Recife. A universidade é uma instituição comunitária, com o objetivo de servir à sociedade, e a Siucs é o ápice da realização desse propósito”, explica o padre Delmar Cardoso, pró-reitor comunitário e de extensão, que também é coordenador geral da Semana de Integração.

 

Entre as diversas atividades, o Polo Cidadania é um destaque no evento com a oferta de atendimento jurídico, para informar ao público geral dos seus direitos básicos ou auxiliar judicialmente, e conversas sobre educação financeira, ensinando a sociedade a combater aos superendividamentos. Também está sendo realizada a emissão de documentos, como certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, além da carteira de identidade.

 

Já no Polo Saúde, estão sendo realizados vários atendimentos em diversas especialidades, sempre a partir das 8h, no térreo do Bloco A do campus da universidade. Nesta segunda-feira, foramoferecidos serviços de: antropometria, aferição de pressão arterial, glicemia, triagem auditiva de crianças e adultos, orientação da deglutição tigação, além de atendimentos médicos em pneumologia, ginecologia, avaliações do sono e fisioterapêutica respiratória

e prevenção de acidente vascular encefálico.

 

“É um evento de grande porte e estamos ofertando serviços de saúde até esta quarta-feira (18), nos turnos da manhã e da tarde, com alunos e professores dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia, nutrição,

psicologia e ciências biológicas”, contou a coordenadora do curso de Fonoaudiologia,

Conceição Silveira. “As pessoas que chegarem para o Polo Saúde devem se dirigir ao auditório Dom Helder, localizado no Bloco A da Unicap. 

 

Lá eles serão recepcionados por alunos voluntários para a triagem e distribuição de fichas para o serviço que desejarem.” A estudante Manuela Justino, 22 anos, descobriu a oferta de serviço ao público da Semana de Integração da Universidade Católica por uma tia, funcionária da instituição, e aproveitou para levar seu filho de 3 meses, Igor Manuel, para receber o atendimento médico no Polo da Saúde na manhã desta segunda-feira. 

 

“Aproveitei que eles estavam oferecendo consulta para bebês e trouxe meu filho para fazer a triagem e ser atendido”, disse. O pró-reitor comunitário e de extensão ainda reforçou a importância da presença de micro e pequenos empreendedores em estandes espalhados pelos Blocos A e G da Católica durante a Semana de Integração. 

 

“É ótimo ver que o público ganha muito com a participação desses pequenos empreendedores, que comsuas mãos e criatividade ganham o ‘pão de cada dia’ comprodutos e serviços de qualidade que a população pode apreciar e perceber que esses produtores contribuem muitíssimo para que a sociedade se desenvolva cada vez mais”, finalizou Pe. Delmar Cardoso.

 

Além disso, a Unicap também está oferecendouma programação diversificada em outros nove polo, até esta sexta-feira (20), nos turnos da manhã, tarde e noite. A programação completa está disponível no site: https://portal.unicap.br/siucs

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL