Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Justiça proíbe greve anunciada por Sindicato dos Enfermeiros do Estado

Publicado em: 21/03/2020 18:57 | Atualizado em: 21/03/2020 19:58

 (LAKRUWAN WANNIARACHCHI /AFP)
LAKRUWAN WANNIARACHCHI /AFP

O Tribunal de Justça de Pernambuco (TJPE), determinou neste sábado (21), a proibição da greve anunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), previsto para a próxima segunda-feira (23). A decisão foi do desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima. Caso haja o descumprimento da determinação, foi fixada pelo TJPE a multa diária de R$ 100 mil. A decisão atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do estado de Pernambuco (PGE-PE).

Greve:
A mobilização por conta dos equipamentos de proteção começou no dia 13 de março. A ameaça de greve começou a ser cogitada no dia 18.

"Sofremos com falta de material há um tempo, mas a situação ficou gritante depois que os casos de coronavírus foram confirmados no estado", afirma Ludmila Outtes, presidente do Seepe. Dentre os objetos, apenas as luvas estariam em quantidade ideal.

"Conversamos com profissionais de saúde e, com base nessa estimativa, enviamos um documento para a Secretária de Saúde. Na última quarta, estivemos em uma reunião com a Secretária. Eles negam, afirmando que não existe falta de EPI nos setores”, continua Ludmila. Ela afirma que da quarta-feira para a quinta-feira, aumentou a quantidade de sabão e papel toalha para a assepsia das mãos, mas as máscaras e demais equipamentos ainda estão em falta. Ludmila também avisa que o SEEPE estará de plantão nesta segunda para receber denúncias de profissionais que estejam trabalhando sem equipamentos necessários.

Nota da Secretária de Saúde na íntegra

"O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Crise instalado no Palácio do Campo das Princesas e comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, tem monitorado permanentemente os serviços de saúde quanto ao abastecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e realizando um trabalho contínuo de conscientização quanto ao uso correto dos insumos, já que as unidades estaduais constataram um aumento no consumo destes materiais nas últimas semanas. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco