Urbanismo

Após mercado para feira livre, Cais Santa Rita ganhará estacionamento

Publicado em: 28/08/2019 06:31 | Atualizado em: 28/08/2019 00:29

"Não estamos tirando nada de ninguém, e sim dando um espaço digno", diz o secretário João Braga sobre transferência de feira livre - Foto: Bruna Costa/Esp. DP
“Segunda-feira o entorno do Mercado de São José já amanhecerá outro”. Essa é a visão do  secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, sobre a abertura do anexo do mercado público e da nova etapa do Centro Comercial do Cais Santa Rita, ambos no centro da capital. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Braga esclarece a transferência da feira livre - imagem clássica do local por anos -, fala sobre os desafios de organizar a cidade e antecipa a próxima meta da prefeitura: a licitação para um estacionamento privado.

O secretário se refere a um espaço ocioso, entre os novos boxes do centro comercial e o antigo Mercado das Flores do cais. Desde que as antigas barracas foram removidas, em 2014, o local passou a ser usado como estacionamento informal, comandado por flanelinhas. "Por enquanto, vai continuar como está. Mas ali será um estacionamento privado. Iremos abrir um processo de licitação para exploração privada do pátio", garante Braga.

Feira do entorno do Mercado de São José
“Não estamos tirando nada de ninguém, e sim dando um espaço digno, com banheiros, coberto, protegido de chuva e sol. E quem está cadastrado, já foi realocado. A gente não ia permitir que esses boxes novos fossem ocupados por qualquer um, seria um desrespeito aos ambulantes e comerciantes que já estão lá"

Mercado das Flores antigo
“Só não demolimos o antigo espaço porque há muita gente ali que não teria como se mudar para o Cais. Eu não poderia prejudicar uma serralharia, marcenaria. Então vamos aproveitar provisoriamente essa área para comportar atividades que não competem aos novos espaços”.

Comerciantes já estão mandando personalizar e ajustar os boxes ganhos no anexo do Mercado de São José - Foto: Peu Ricardo/DP

Desafios do controle urbano
"O camelódromo da Avenida Dantas Barreto é um sucesso. Há uma valorização dos primeiros módulos que foram ocupados. Ele se desorganizou ao longo do tempo por falta de fiscalização, assim como o resto da cidade. Havia uma deficiência de controle urbano. Há três anos, você via desorganização em bairros como Casa Amarela, Nova Descoberta, Afogados, Vasco da Gama. E ajustamos isso".

Avaliação
"Já fizemos muitas intervenções na Avenida Conde da Boa Vista, restauramos o roteiro de comércio que vai da rua da Conceição à Duque de Caxias. E agora temos o bairro de São José. E iremos fazer outras ações nas ruas até o final de 2020. No final, é bom para cidade e para todo mundo”.

Feira sai no domingo
A feira livre no entorno do Mercado de São José, no Centro do Recife, já tem data para acabar: domingo, 1º de setembro. Ao longo deste dia, as equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) removerão as velhas barracas de rua e o comércio ambulante que cerca o equipamento histórico. Os trabalhadores serão transferidos para novos equipamentos, que abrirão as portas nesta segunda-feira (2). Entenda mais nesta reportagem.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL