Missão encerra com perspectivas de negócios para economia regenerativa e transição energética sustentável

Delegação de Pernambuco pode apresentar vantagens competitivas do estado para negócios, relacionadas à transição energética e à neo-industrialização

Publicado em: 18/05/2024 21:29 | Atualizado em: 20/05/2024 10:45

Representantes do Governo de Pernambuco tiveram balanço positivo após a 2ª Missão Internacional organizada pelo Consórcio Nordeste em parceria com a Apex.

Durante toda a semana, a comitiva pernambucana que participou da missão apresentou a representantes dos governos nacionais da Holanda, Bélgica e Alemanha, além de investidores e parceiros comerciais, as potencialidades do Nordeste e os projetos que já estão em curso em Pernambuco para a concretização de uma economia verde e regenerativa.

 (Daniela Luquini/Apex/Divulgação)
Daniela Luquini/Apex/Divulgação


"Ficou clara a necessidade de ampliar a cooperação internacional para pesquisa, desenvolvimento e avanço da ciência e tecnologia. O futuro é verde e a nova economia demanda muito conhecimento. Não iremos perder essa janela de oportunidades que se abre junto à Europa nesse processo”, resumiu o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda.

Já a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, contou que os representantes alemães ficaram surpresos diante da biodiversidade da caatinga e do seu potencial para sequestro e captura de carbono. “Essa missão abre novas fronteiras para Pernambuco embarcar de vez na nova economia regenerativa, que é a grande aposta do PerMeie”, disse.

Deste encontro, a delegação de Pernambuco pode apresentar vantagens competitivas do estado para negócios, relacionadas à transição energética e à neo-industrialização. Cases de sucesso, como os últimos investimentos realizados pelo grupo Stellantis, entre outros, apontam a capacidade do estado frente aos mercados internacionais mais competitivos.

"Nós podemos afirmar, através de cases e dados, que Pernambuco está definitivamente na rota desse importante novo comércio em relação a produtos descarbonizados", frisou o Secretário Executivo de Atração de Investimentos, Maurício Laranjeira, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE). Além dos já citados, integraram a comitiva estadual Márcio Guiot e Carlos Cavalcanti, ambos do Complexo de Suape.

Participaram ainda da missão a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que preside o Consórcio Nordeste e os governadores Paulo Dantas (Alagoas), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Fábio Mitidieri (Sergipe), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, o senador por Sergipe, Alessandro Vieira, e representantes dos governos do Piauí e do Ceará.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL