Projeto

Corpus Christi: escolas da rede estadual mantêm a tradição da confecção de tapetes

Publicado em: 20/06/2019 18:31 | Atualizado em: 20/06/2019 18:58

Foto: Pedro Menezes/Divulgação.
A Praça da Matriz do município de Passira, Agreste do estado, ficou colorida nesta quinta-feira (20). Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Manoel Guilherme da Silva colocaram em prática atividades pedagógicas adquiridas em sala de aula para comemorar a festa de Corpus Christi, uma celebração da Igreja Católica que expressa a manifestação pública da fé no sacramento da eucaristia.

Na ocasião, a unidade de ensino mobilizou escolas municipais, estaduais, paróquias e a comunidade local para realizar uma prática comum nesta data: a confecção de tapetes temáticos. Mais de 150 metros da arte foram confeccionados pelas ruas da cidade por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

A escola promove a atividade desde 2013, quando sentiu a necessidade de desenvolver um projeto pedagógico interdisciplinar que integrasse unidade de ensino e sociedade. Dessa forma, sistematizou o projeto, tendo como mote o componente curricular da arte. A Erem  Manoel Guilherme da Silva foi responsável pela confecção de tapetes de Corpus Christi na cidade.

Na produção, o importante era a criatividade, uma vez que os desenhos dos tapetes foram desenvolvidos na escola durante as aulas de arte, discutindo não só a importância da cultura para a sociedade, mas também desenvolvendo a veia artística dos estudantes. Para compor os tapetes, os alunos usaram pó de serra, areia, sal e materiais recicláveis. Para garantir as cores vivas, foram utilizados pigmentação, em pó e líquida, com um pouco de água, para tingir os materiais. Cada peça produzida teve a orientação e supervisão de professores.

Foto: Pedro Menezes/Divulgação.
De acordo com a gestora da escola, Fabíola Ferreira, o projeto desenvolve o protagonismo juvenil. "É uma ação que envolve todas as disciplinas, mas que tem como principal objetivo fomentar o protagonismo juvenil. Considero que é um dos projetos mais importantes que a gente desenvolve na escola porque envolve a cultura, a religião e a interdisciplinaridade", afirmou.

A ação ainda teve a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade religiosa na cidade. Ruan Cristovam, 17 anos, participa das atividades desde o primeiro ano do ensino médio. "Fora a igreja, a nossa escola foi a pioneira aqui na cidade a desenvolver esse tipo de projeto. Então, a gente fica muito feliz de envolver outras escolas, nossos familiares e a comunidade. A cada ano que passa, é uma etapa diferente com uma experiência nova", disse.

Outras produções

No município de Salgadinho, os estudantes da Erem Carlos Soares da Silva também confeccionaram tapetes temáticos. Tradição celebrada desde 2011, em parceria com a comunidade e a Paróquia Nossa Senhora das Dores, a data foi lembrada com mensagens de paz, esperança e fé.

Nas imagens produzidas pelos alunos, a reprodução de cálices, mosaicos estilo Bizantino, anjos e pomba da paz. Os elementos fazem referência aos símbolos do cristianismo e demarcam o caminho a ser seguido pela procissão conduzida pelo pároco da comunidade.

Outras escolas da rede estadual também celebraram a data, como a Escola Cônego Fernando Passos; Escola Ana Faustina; Erem Professora Marilene Chaves de Santana; Erem Carlos Soares; Erem Padre Guedes; Escola Mariana Ferreira; Erem Cônego Alexandre; Erem José Carlos Dias e Erem de Tamandaré.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL