Cidade

Recife sediará Congresso Latino-americano de Autoridades Locais

Publicado em: 10/04/2019 19:57 | Atualizado em: 10/04/2019 20:09

Crédito: Cláudio Gomes

Em março de 2020, o Recife vai sediar o Congresso Latino-americano de Autoridades Locais (Cumbre), um encontro que reúne prefeitos e municipalistas dos países da América Latina. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, nesta quarta-feira (10), no ato de filiação do Recife na Confederação Nacional de Municípios (CNM). A solenidade aconteceu em Brasília, durante a XXII Marcha dos Prefeitos.

O encontro acontece anualmente e tem por objetivo estimular a articulação com organizações e grupos locais para a promoção de diversas atividades: culturais, artísticas, recreação e capacitação tecnológica em espaços públicos e privados do município. A proposta é deixar um legado para o território anfitrião e a população local.

A escolha do Recife para sediar o encontro se deu no fim de março, durante a edição deste ano do Congresso, em Santiago, no Chile. O Cumbre vai reunir prefeitos, autoridades locais e municipalistas dos países de toda América Latina. O tema será Cidades Inovadoras para as Pessoas. A meta é incentivar e fortalecer a apropriação política pelos governos locais da agenda de inovação, fazendo uma conexão com o cotidiano das pessoas em seus territórios.

Em 2020, o evento será organizado pelo Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

CNM – Ainda na tarde desta quarta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio oficializou o ingresso da Prefeitura do Recife na Confederação Nacional de Municípios. A adesão do Recife à CNM aconteceu também durante a XXII Marcha de Prefeitos, em Brasília, onde os gestores municipais de todo o Brasil fazem a defesa da pauta municipalista.

"O arrocho financeiro nos municípios é muito maior. O dinheiro fica em Brasília, concentrado no Governo Federal, e os municípios é que respondem às necessidades básicas da população como uma creche, uma Unidade de Saúde da Família, uma maternidade, uma escola, tudo isso fica na responsabilidade dos municípios. A Confederação Nacional dos Municípios tem um papel muito importante, para colocar isso na pauta de discussão", reforçou o prefeito Geraldo Julio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL