Saúde

Hospital das Clínicas promove oficinas com adolescentes grávidas

Publicado em: 10/04/2019 11:19

As participantes contam com acompanhamento individual durante as sessões.
Foto: Jaqueline Maia/ArquivoDP. (As participantes contam com acompanhamento individual durante as sessões.
Foto: Jaqueline Maia/ArquivoDP.)
As participantes contam com acompanhamento individual durante as sessões. Foto: Jaqueline Maia/ArquivoDP. (As participantes contam com acompanhamento individual durante as sessões. Foto: Jaqueline Maia/ArquivoDP.)

Gestantes de até 24 anos podem participar de sessões de fisioterapia e oficinas ministradas por profissionais de saúde, no Hospital das Clínicas (HC), na Cidade Universitária. O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) ocorre todas as manhãs de quintas-feiras até 13 de junho, das 9h ao meio-dia.

O Progesta iniciou os trabalhos da primeira turma para jovens mães, em uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação. As interessadas podem se inscrever pelos telefones (81) 2126-3917/3582/3668.

A assistente social do HC, Sandra Guedes, ressalta a importância da informação para as jovens gestantes e da necessidade do acompanhamento familiar. “O programa é importante porque essa jovem vai se sentir acolhida em todos os aspectos. A gravidez é um momento muito importante na vida, mas gera algumas inseguranças, principalmente na adolescência”, destaca. “Lá a gestante tem toda uma equipe que vai apoiá-la nesse momento e ela pode conhecer seus direitos, saber mais sobre seu corpo e aprender a cuidar não só de sua saúde, como a do bebê também.”

As participantes contam com acompanhamento individual. A primeira atividade dos encontros é a fisioterapia, que dura cerca de uma hora e ajuda nos desconfortos da gravidez, bem como na preparação para o parto natural. Na sequência, as jovens mamães fazem um lanche e partem para a ação educativa em grupo, abordando um tema por dia.

"Vamos identificando aos poucos as necessidades de cada uma e, a partir delas, fazemos os encaminhamentos necessários, como atendimento de psicologia específico, serviço social ou situação de violência, por exemplo. Esse apoio junto à família é muito importante. Elas recebem orientações sobre seus direitos e a participação do pai, como realizar uma alimentação saudável durante e após a gestação, cuidados com o bebê, saúde bucal, aleitamento materno, enfim, uma série de aprendizados importantes”, pontua Sandra.

Durante os encontros, os profissionais levantam questões como planejamento familiar, prevenção de acidentes na infância e cuidados a serem tomados nas próximas relações, principalmente em relação a doenças sexualmente transmissíveis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL