Desocupação

Arcebispo realiza reunião sobre a situação do Edifício Holiday

Publicado em: 18/03/2019 11:16 | Atualizado em: 18/03/2019 11:19

Crédito: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto

Na tarde desta segunda-feira (18), às 15h, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, realizará uma reunião com representantes da sociedade civil e do poder público para discutir soluções e alternativas sobre a situação dos moradores do Edifício Holiday. O encontro acontece na Cúria Metropolitana, bairro das Graças. 

O objetivo do encontro, convocado com urgência, na manhã do último domingo (17), é buscar soluções no sentido de preservar a garantia de direitos dos moradores do Edifício Holiday, mais de 400 famílias. Também vão participar da reunião os membros da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese e do condomínio do Edifício Holiday, além de autoridades locais.   

De acordo com a arquidiocese, o arcebispo e a isntituição não se opõem à medida judicial da ordem de interdição e de desocupação do prédio e entendem que a medida foi necessária para preservar a vida humana. No entanto, a convocação reflete a preocupação da Igreja Católica no tocante à garantia dos direitos dos moradores do Edifício Holiday.

A reunião é uma resposta à decisão judicial n° 013676-17.2019.817.2001, de 12 de março de 2019, que determinou a desocupação total do Edifício, composto por 476 apartamentos residenciais e inúmeros pontos de comércio regulares e/ou informais.   

Constam na pauta da reunião, entre outros pontos, as seguintes propostas:

- Apoio às famílias de proprietários residentes que não disponham de meios para a locação de imóvel até que sejam sanados os problemas motivadores da ordem de desocupação;

- Garantia dos imóveis desocupados até a volta de seus proprietários;

-  Convocação de entidades e órgãos com expertise em projetos de engenharia, para sanar os riscos motivadores da ordem de desocupação;

- Estudo de financiamento das obras necessárias.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL